Fórum celebra 50 anos da parceria Bahia-China

Salvador sediou, nesta terça-feira (21), o II Fórum Bahia-China, que marcou as celebrações dos 50 anos da relação bilateral entre os países. O evento, organizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), teve uma programação que se estendeu das 8h às 17h, no Hotel Deville, no bairro de Itapuã. A mesa de abertura contou com a participação da consulesa-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Tian Min.

Leia mais

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, destacou que os 50 anos marcaram uma relação comercial, econômica e amigável com o principal parceiro econômico da Bahia em diversos setores. “Nós tivemos uma pauta no ano passado de mais de 100 bilhões de valores reais. Temos vários ganhos com a troca de expertise, de tecnologia. Foram assinados dois memorandos de entendimento com a China, a SEI e a Universidade de Tsinghua, que é a maior Universidade da Ásia, e a Universidade de Shandong, de Ciências Macroeconômicas. Hoje, aqui, seis headmasters e professores das universidades estão abrilhantando o evento e discutirão temas relacionados à logística de transporte, à economia de baixo carbono e à construção de cidades inteligentes”, pontuou.

Leia mais

Para a consulesa-geral, o momento é favorável para a realização do evento, tanto pela celebração da data quanto pelas boas relações entre os dois países. “Este Fórum se dedica aos temas de cidades inteligentes, de energia limpa e tecnologia, e eu penso que é muito importante para impulsionar muito mais as relações amigáveis, com muitos resultados prolíferos nestas matérias”, afirmou Tian Min.

Leia mais

O fórum também marcou o lançamento do livro comemorativo "China Brasil, 50 anos de Diplomacia – Novas Rotas para um Novo Tempo", que traz um artigo da SEI. “Convido a todos a ler esse artigo porque conta a relação da Bahia com a China. No ano passado, enviamos 32 servidores para a China, custeados pelo Consulado e pelo Ministério do Comércio. Isso representa um investimento do Governo do Estado em seu patrimônio, que são os servidores públicos. Este seminário contribuirá para o desenvolvimento cada vez maior da Bahia, com um crescimento sustentável, equilibrado e focado em nossa população”, acrescentou Ferreira.

Leia mais

Além do diretor-geral da SEI, estiveram presentes, representando o Governo do Estado, os secretários de Turismo, Maurício Bacelar; de Cultura, Bruno Monteiro; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, juntamente com outros gestores baianos e chineses. “A Bahia tem uma relação muito estreita com a China. Fóruns como esse, além de fortalecerem esses laços estabelecidos há mais de 50 anos, tanto na área cultural quanto na área comercial, também impactam positivamente a atividade turística. Um evento como esse contribui para o turismo de eventos e, com as características que a Bahia possui, serve como uma verdadeira vitrine”, garantiu Bacelar.

Leia mais

A parceria sino-brasileira assumiu uma dimensão significativa, refletindo grandes avanços e justificando a posição de destaque na política externa do governo brasileiro e nas articulações promovidas pelo Governo da Bahia. A geração de empregos é um dos benefícios dessa parceria.

Leia mais

Apenas a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) anunciou que 10 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) serão gerados na Bahia com a operação das novas plantas. Outros investimentos estão sendo realizados em áreas como mineração, energia, agropecuária, logística, sustentabilidade, entre outras.

Leia mais

O repórter responsável pela cobertura do evento foi Lina Magalí/GOVBA.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo