Eleição do presidente do Conselho de Ética da Assembleia promete análise do caso Binho Galinha

Cerca de quatro meses após a operação da Polícia Federal deflagrada contra uma quadrilha de milicianos de Feira de Santana, que seria liderada pelo deputado Binho Galinha (PRD), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (17) para tratar da questão. Na ocasião, o deputado Vitor Bonfim (PV) foi eleito presidente do colegiado. O vice-presidente escolhido foi o deputado Marcelino Galo (PT).

Leia mais

Em conversa com a imprensa após a reunião, que aconteceu no Salão Nobre da Assembleia, com a participação do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), Vitor Bonfim disse que o colegiado vai analisar a denúncia do Ministério Público da Bahia que tramita em segredo de Justiça contra Binho Galinha. A documentação já se encontra sob os cuidados da presidência do Legislativo.

Leia mais

“Não posso comentar o caso antes de ver a documentação, que se encontra já na presidência da Assembleia e será distribuída a todos os membros do Conselho de Ética analisarem”, afirmou Bonfim, que é um dos parlamentares mais influentes junto ao Executivo estadual, tanto que relata a maioria dos projetos enviados pelo governo.

Leia mais

Somente após instalado algum tipo de procedimento disciplinar contra Binho Galinha é que é eleito um relator para o caso. “Primeiro, o conselho vai tomar ciência do processo para depois encaminhar por algum outro procedimento”, frisou o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), que também participou da reunião de hoje.

Leia mais

A bancada de oposição poderia ter ficado com a vice-presidência do Conselho de Ética, mas optou por deixar os dois cargos de comando para a base governista. “Essa questão (de Binho Galinha) envolve um parlamentar que é do governo. Então, nada mais justo que eles tenha os dois postos de comando”, disse o deputado Sandro Régis (União), membro titular do colegiado e corregedor da Assembleia.

Leia mais

Além do presidente e do relator, são membros titulares do Conselho de Ética, pela base do governo, os deputados Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP) e Euclides Fernandes (PT). A oposição tem como titulares, além de Sandro Régis, os deputados Tiago Correia (PSDB) e Samuel Júnior (Republicanos). Parte dos suplentes também esteve presente na reunião de instalação.

Leia mais

Quatro meses após a operação deflagrada pela Polícia Federal contra uma quadrilha de milicianos em Feira de Santana, que supostamente era liderada pelo deputado Binho Galinha (PRD), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (17) para discutir o assunto. Durante o encontro, o deputado Vitor Bonfim (PV) foi eleito presidente do colegiado, enquanto o deputado Marcelino Galo (PT> foi escolhido como vice-presidente.

Leia mais

Após a reunião, que ocorreu no Salão Nobre da Assembleia e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), Vitor Bonfim informou à imprensa que o conselho irá analisar a denúncia do Ministério Público da Bahia que está em segredo de Justiça contra Binho Galinha. A documentação já está sob os cuidados da presidência do Legislativo.

Leia mais

"Não posso comentar o caso sem antes analisar a documentação, que já está na presidência da Assembleia e será distribuída para todos os membros do Conselho de Ética revisarem", afirmou Bonfim, um dos parlamentares mais influentes junto ao Executivo estadual, responsável pela relatoria da maioria dos projetos enviados pelo governo.

Leia mais

Somente após a instauração de algum tipo de procedimento disciplinar contra Binho Galinha é que um relator será eleito para o caso. "Primeiramente, o conselho irá se inteirar do processo para então encaminhá-lo para algum outro procedimento", ressaltou o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), que também participou da reunião.

Leia mais

Embora a bancada de oposição pudesse ocupar a vice-presidência do Conselho de Ética, optou-se por conceder os dois cargos de comando para a base governista. "Esta questão envolve um parlamentar que faz parte do governo. Portanto, é justo que eles ocupem os dois postos de comando", afirmou o deputado Sandro Régis (União), membro titular do colegiado e corregedor da Assembleia.

Leia mais

Além do presidente e do relator, os membros titulares do Conselho de Ética, pela base do governo, são os deputados Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP) e Euclides Fernandes (PT). Já a oposição conta, além de Sandro Régis, com os deputados Tiago Correia (PSDB) e Samuel Júnior (Republicanos) como titulares. Parte dos suplentes também esteve presente na reunião de instalação.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo