Conheça as doenças inflamatórias intestinais durante o Maio Roxo.

Durante o mês de maio, um enfoque especial é dado a várias doenças crônicas e debilitantes, com destaque para as patologias inflamatórias intestinais de caráter imunomediado - onde o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente o revestimento do trato gastrointestinal, como na doença de Crohn e na Retocolite Ulcerativa. Sob a bandeira do ‘Maio Roxo’, a campanha busca educar a sociedade sobre essas doenças, que muitas vezes são invisíveis, bem como promover a conscientização na população e o apoio para aqueles que vivem com esses distúrbios.

Leia mais

Normalmente, o sistema imunológico age para proteger o corpo contra agentes invasores, como bactérias e vírus. No entanto, em indivíduos com DII, esse mecanismo de defesa se torna hiperativo e desregulado, desencadeando uma resposta inflamatória crônica e causando danos ao tecido intestinal. De acordo com a gastroenterologista da Clínica IBIS, a Dra. Júlia Cabral, essas doenças, apesar de cada vez mais prevalentes, ainda são desconhecidas pela maioria da população.

Leia mais

“A intervenção médica especializada costuma ser tardia nesses casos, com os pacientes sofrendo com os sintomas por meses, até anos, até serem corretamente diagnosticados e receberem o tratamento adequado”, afirma a especialista, ressaltando que adolescentes e adultos jovens estão entre os mais atingidos pelas doenças inflamatórias intestinais.

Leia mais

A Dra. Júlia também destaca os sinais e sintomas mais comuns das DIIs que devem despertar a atenção da população. “A diarreia persistente ou recorrente, que costuma ocorrer durante a noite, presença de muco ou sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso e febre, podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes”, afirma a Dra. Júlia. A inflamação no trato gastrointestinal, se não identificada e tratada, pode evoluir para complicações graves, como feridas na região anal, obstrução do intestino e a necessidade de cirurgia.

Leia mais

Diferenças entre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

Leia mais

Embora ambas as doenças afetem o trato gastrointestinal, há diferenças em termos de localização no sistema digestivo e no tratamento. Na doença de Crohn, a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, sendo mais comum no intestino delgado, com feridas mais profundas em todas as camadas dos órgãos, podendo causar estenoses e fístulas, o que não ocorre na retocolite, que afeta apenas o intestino grosso.

Leia mais

Diagnóstico e tratamento

Leia mais

O diagnóstico dessas patologias é bastante complexo, já que os sintomas são semelhantes a várias outras doenças e não há um exame específico definitivo para o diagnóstico. “No entanto, exames complementares como de sangue, fezes, colonoscopia, endoscopia e, em alguns casos, tomografia ou ressonância, podem auxiliar o gastroenterologista especializado em doenças intestinais a interpretar os resultados e chegar a um diagnóstico preciso”, relata a Dra. Júlia.

Leia mais

O tratamento das DIIs, com o uso de medicações imunossupressoras e imunobiológicas, visa controlar a reação inflamatória exagerada no trato gastrointestinal, bloqueando a resposta imune do organismo. Segundo a especialista, existem diversas opções terapêuticas disponíveis para os pacientes, e com os avanços tecnológicos na área da saúde, essas alternativas são cada vez mais seguras e com menos efeitos adversos. “Quanto antes o tratamento for iniciado, menores são as chances de complicações da doença e mais rapidamente podemos devolver a qualidade de vida aos pacientes. Por isso, estamos concentrando nossos esforços neste mês para incentivar o diagnóstico precoce”, conclui a Dra. Júlia.

Leia mais

Dra. Júlia Cabral é gastroenterologista na Clínica IBIS - Salvador, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e está disponível para entrevistas sobre este tema. O post Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população apareceu primeiro em - Notícias da Bahia e dos baianos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo