Conceição Tavares: legado econômico para repensar o Brasil

Maria da Conceição Tavares, que faleceu no último sábado (8) aos 94 anos, será lembrada como uma pensadora crucial para a compreensão do Brasil, especialmente a partir da metade do século passado, quando se mudou para o país.

Leia mais

Com um compromisso político e um amplo conhecimento em filosofia, história e realidade nacional, Tavares era uma intelectual combativa e uma professora exigente. Ao mesmo tempo, era uma pessoa delicada e afetuosa com seus alunos e colegas, mesmo quando discordava deles.

Leia mais

O perfil da renomada economista, de origem lusitana e naturalizada brasileira em 1957, foi descrito por colegas e ex-alunos ouvidos pela Agência Brasil.

Leia mais

“Ela era amiga dos amigos. Uma pessoa calorosa e muito inteligente”, recorda o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que trabalhou com Maria da Conceição Tavares por 20 anos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leia mais

De acordo com Belluzzo, a economista “sempre foi inquieta e discutia com muita intensidade.” Nos debates, usava a divergência para superar as controvérsias. “No final, dava um salto. Discordava para avançar no conhecimento.”

Leia mais

Maria da Conceição Tavares foi uma figura marcante na cena acadêmica brasileira. Chegou ao Brasil em 1954, formada em Matemática pela Universidade de Lisboa, e matriculou-se no curso de Economia da Universidade do Brasil. Ao longo de sua carreira, teve influência em diversos economistas e formou quadros importantes, como ministros de Estado.

Leia mais

Cláudio de Moraes, professor da UFRJ, lembra que Tavares era extremamente culta, se posicionava de maneira clara e tinha um séquito de alunos admiradores. Sua atuação política foi coerente com sua atividade acadêmica, defendendo o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e a despesa pública como fator de geração de riqueza econômica.

Leia mais

Para Gilberto Braga, professor do Ibemec, Maria da Conceição Tavares escreveu livros fundamentais para a formação de economistas brasileiros. Seu compromisso em transformar o Brasil e melhorar a vida dos mais pobres era evidente em suas obras, aulas e posicionamentos públicos.

Leia mais

Influenciada por pensadores como Celso Furtado, John Maynard Keynes e Karl Marx, Tavares construiu uma teoria que buscava entender o subdesenvolvimento brasileiro. Seu desempenho em sala de aula era marcado pela paixão pelos temas de economia, embora tivesse atitudes pouco usuais, como jogar giz nos alunos que demonstrassem desconhecimento do assunto.

Leia mais

Maria da Conceição Tavares deixou um legado importante no cenário intelectual brasileiro, sendo lembrada não apenas por sua genialidade acadêmica, mas também por sua personalidade afetuosa e comprometida com a transformação social.

Leia mais

Com informações da Agencia Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo