PF combate mineração ilegal de ouro em Santa Luz, Bahia

Comerciantes no município de Santaluz, na Bahia, são alvos da Operação Serra Dourada, da Polícia Federal (PF), contra a mineração ilegal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (17/4). Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão no referido município, além de Tucano (BA) e São Paulo, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Bahia.

Leia mais

A ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em 6 de junho de 2023, quando se identificou que os investigados, há anos, praticavam a extração ilegal de ouro na região. Segundo informações da PF, o crime de extração ilegal evoluiu para a construção de laboratórios, onde recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, com processo químico industrial. O ouro é extraído do “rejeito” por meio do procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de cianeto de sódio.

Leia mais

Durante a operação, os comerciantes foram surpreendidos pelas equipes da PF, que realizaram a busca e apreensão de documentos e materiais relacionados às atividades ilegais. Os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro na região, utilizando métodos que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Leia mais

A operação visa desmantelar as atividades ilegais relacionadas à mineração na região de Santaluz e coibir a prática de crimes ambientais e contra a ordem econômica. A PF trabalha em conjunto com órgãos competentes para investigar e responsabilizar os envolvidos nessas atividades ilícitas, visando a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação vigente.

Leia mais

As investigações seguem em andamento, e novas diligências podem ser realizadas para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de mineração ilegal na região. A população aguarda por mais informações sobre o desdobramento da Operação Serra Dourada e os desdobramentos das investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo