O empresário norte-americano John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, foi convocado para prestar depoimento nesta segunda-feira (22) na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas (CPIMJAE) em Brasília. O dirigente havia feito declarações desde novembro de 2023, apontando manipulação de resultados no futebol brasileiro e afirmando possuir evidências, as quais já foram entregues à Polícia Civil.
Antes de ser questionado pelos senadores, John Textor fez uma explanação inicial reforçando que as evidências apresentadas mostram "como os jogos são manipulados, e não o porquê." Ele explicou que, para proteger os envolvidos, as evidências seriam apresentadas em uma sessão secreta com os senadores.
O empresário é o dono da Eagle Holding Football, que adquiriu a SAF do Botafogo em 2022 e também possui outros clubes ao redor do mundo, como o Crystal Palace, da Inglaterra, o Lyon, da França, e o Molenbeek, da Bélgica. Durante seu depoimento, ele ressaltou que a manipulação de resultados é um problema global.
"Eu acredito que, se pudermos provar que os jogos de 2022 e 2023 foram manipulados, juntamente com outras evidências, as autoridades poderão agir. Não estou aqui em busca de elogios, mas sim para mostrar que aqui não é diferente do resto do mundo. A manipulação de resultados é uma realidade em toda a Europa, e devemos deixar de lado nossa paixão. Temos uma grande oportunidade agora, pois a tecnologia nos permite isso", afirmou Textor.
"A manipulação é como um truque de mágica. Todos nós estamos olhando para a bola, mas o truque não ocorre no momento do chute do jogador. É uma atitude diferente, uma falta de empenho quando deveria haver entrega total. A manipulação de resultados acontece a cada milissegundo. Agora, temos a capacidade de expor essa manipulação. A tecnologia pode avaliar o que acontece dentro de campo e se há ou não manipulação de resultados", completou.
Os senadores Jorge Kajuru (PSB) e Romário (PL) são presidente e relator da CPIMJAE e estavam coordenando o depoimento de John Textor em Brasília. Antes de iniciar as perguntas, ambos confirmaram que as evidências seriam apresentadas pelo empresário nesta segunda-feira (22).
A sessão secreta ocorrerá hoje, ao término dos trabalhos, e receberemos todas as informações que o senhor John Textor afirmou possuir", declarou Jorge Kajuru, senador e presidente da CPI.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!