Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês disponível em Ilhéus

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), localizado em Ilhéus, no sul da Bahia, está disponibilizando o Palivizumabe, um anticorpo utilizado na prevenção de doenças respiratórias em bebês, principalmente durante os meses mais frios do ano. Seguindo o protocolo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o medicamento é destinado a crianças que nasceram com idade gestacional entre 29 e 32 semanas e 6 dias, com menos de 1 ano de idade (até 11 meses e 29 dias).

Leia mais

A enfermeira do Ambulatório do HMIJS, **Iamara Fonseca**, esclarece que a aplicação do anticorpo contribui para a redução de infecções em lactentes e crianças menores de 2 anos, além de diminuir o risco e a quantidade de internações hospitalares. Esse medicamento é disponibilizado pela assistência farmacêutica do estado anualmente, de fevereiro a julho, permitindo a administração de até cinco doses do imunizante na Bahia.

Leia mais

Segundo **Iamara Fonseca**, durante o período de internamento nas UTIs do hospital, é elaborado um relatório médico com a prescrição do anticorpo para prematuros. Os responsáveis devem encaminhar os pacientes ao ambulatório, que solicitará a validação da dose à Sesab, órgão responsável por liberar o imunizante. A enfermeira ressalta a importância da família manter contato telefônico com a equipe do ambulatório, pois após a alta médica, será necessário acioná-los para a administração da dose.

Leia mais

Uma das mães que levou a filha, a pequena **Ana Júlia**, ao ambulatório foi a indígena **Juliane de Souza**, moradora de uma aldeia na região de Olivença, zona sul de Ilhéus. Além de **Ana Júlia**, que deve retornar para a segunda dose no dia 22 de maio, a Sesab informou que outros 29 pacientes ativos, todos nascidos prematuros, cardiopatas ou com doença pulmonar obstrutiva crônica, são beneficiados gratuitamente com o Palivizumabe.

Leia mais

Portanto, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) em Ilhéus, Bahia, está desempenhando um papel crucial na prevenção de infecções respiratórias em bebês, oferecendo o Palivizumabe conforme as diretrizes da Sesab. A ação visa proteger a saúde dos recém-nascidos e reduzir as complicações que podem resultar dessas doenças durante os meses mais frios do ano.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo