Cachorro-vinagre resgatado de cativeiro doméstico

Por Redação
2 Min
Cachorro-do-mato-vinagre Rondon, em recinto no Zoológico de Brasília — Foto: Welington Coelho/Zoológico de Brasília

Um cachorro-do-mato-vinagre resgatado de um cativeiro doméstico ilegal, em Rondonópolis (MT), chegou ao Zoológico de Brasília nesta quarta-feira (15). O animal, de 18 meses de vida, se chama Rondon e desembarcou no Aeroporto de Brasília às 7h15. A espécie é ameaçada de extinção.

Continua depois da Promoção

A transferência para Brasília ocorreu após avaliação do comportamento “manso” do animal, em razão da criação por seres humanos. Randon passará por uma quarentena para exames clínicos e comportamentais. Depois disso, passará por um processo de aproximação de Xingu, outro cachorro-vinagre que já ocupa um recinto no zoológico.

“Infelizmente, não existem fêmeas em cativeiro, no Brasil, para uma almejada reprodução. Então, tratando-se de uma espécie gregária, que vive em grupos, achamos que, para o bem-estar do animal, o melhor seria transferi-lo para o Zoológico de Brasília”, explicou o biólogo e estudioso da espécie no Brasil, Cauê Monticelli.
O cachorro-vinagre chegou em Brasília por meio de uma recomendação do Programa Internacional para a Conservação da Espécie da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Os zoológicos são centros de conservação de fauna e devem focar seu trabalho em espécies ameaçadas de extinção, seguindo sempre as recomendações dos programas nacionais e internacionais. Quando falamos em conservação, temos que sempre pensar também no bem-estar dos animais que estão sob nossos cuidados”, diz o biólogo e diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Continua depois da Promoção

Avião Solidário

O cachorro-vinagre chegou a Brasília em um voos comercial de forma gratuita por meio do programa Avião Solidário, da Latam. Ao todo, a empresa afirma que transportou mais de 4,6 mil animais de várias espécies ameaçadas de extinção. Em 2022, foram 120 animais silvestres em todo Brasil.

Compartilhe Isso
- Advertisement -