Sem querer, funcionário desliga freezer e perde 270 vacinas contra Covid-19; é o segundo erro do tipo na cidade

0

Foto: reprodução

Cerca de 270 doses da vacina contra a Covid-19, além de 1.442 imunizantes contra outras doenças, foram perdidos devido a um problema com uma câmara de refrigeração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis, no município de Betim, em Minas Gerais. O refrigerador havia sido desligado no fim de semana por um funcionário de uma empresa tercerizada e só foi detectado na manhã desta segunda-feira (21/6).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (19), ocorreu uma limpeza geral da sala de vacina da UBS Jardim Petrópolis, quando a terceirizada ficou responsável pela higienização do espaço. Em algum momento da faxina, a câmara de vacinas foi desligada e não foi religada, fazendo com que as doses ficassem inutilizáveis.

A equipe responsável pela sala de vacina identificou que a câmara estava desligada somente no início do expediente, após o final de semana, segundo o Correio Brasiliense. O relatório realizado pela prefeitura aponta que as 270 doses da vacina contra a covid-19 eram do fabricante AstraZeneca.

OUTRO CASO

Não é a primeira vez que um acidente com a refrigeração de vacinas ocorre em Betim. Em 6 de abril desse ano, um defeito em um refrigerador da UBS Cruzeiro do Sul acarretou a perda 120 doses da vacina contra a Covid-19.

Na época, segundo a reportagem, o erro foi devido a uma falha técnica: o defeito na câmara não permitia que a temperatura correta fosse mantida. A prefeitura informou que o aparelho era novo e que a assistência técnica do fabricante seria acionada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.