História da loteria brasileira

0
Pixabay

O sonho de ganhar na loteria tem sido parte integrante da história da humanidade ao longo dos séculos. Apesar de representarem uma pequena chance de enriquecimento, as loterias continuam fazendo parte da imaginação popular e se destacam por oferecer a possibilidade de apostar pequenas quantias em dinheiro e concorrer a fortunas. Prova disso é a Mega-Sena, lançada em 1996, famosa modalidade de loteria brasileira com apostas acessíveis à qualquer pessoa, e que distribui prêmios extraordinários.

Mas quando e onde as loterias começaram a ser praticadas? E como chegaram ao Brasil e alcançaram tamanha popularidade? Continue lendo e descubra a fascinante trajetória desses jogos.

Existem relatos de que a loteria já fazia parte, de forma diversificada, de antigas civilizações como a Chinesa, a Egípcia e a Romana. Essa prática popular ganhou força na Europa, no século 16, quando passou a ser considerada uma fonte de renda para os governantes e não só para os apostadores.

No Brasil, a primeira história de loteria que se tem notícia é da época do Brasil Colônia. Um sorteio realizado 1784, em Minas Gerais, teve o intuito de arrecadar verbas para a construção da Casa de Câmara e da Cadeia de Vila Rica (atual Ouro Preto).

O primeiro documento que regularizou as loterias no Brasil data de 1844, quando o Imperador D. Pedro II assinou o decreto de permissão das loterias no País. Desde então, não houve grandes mudanças em relação aos jogos de loteria, exceto alguns decretos que davam autonomia ao Estado para intervir ou fiscalizar grupos privados com permissão para realizar sorteios de loterias.

Foi no século 20, precisamente em 1961, que o presidente Jânio Quadros determinou que os sorteios da loteria brasileira seriam administrados pelo Governo Federal, através da Administração dos Serviços da Loteria Federal (ASLF). Essa resolução também mudou o destino dos lucros obtidos pelo poder público com as loterias – os valores passaram a ficar retidos em um fundo destinado a financiar a Educação e o Saneamento Básico no País.

Após a renúncia de Jânio Quadros (1961), o novo presidente João Goulart editou o Decreto anterior e passou a administração das loterias do Brasil para a Caixa Econômica Federal. Essa mudança ocorreu em 1962 e a instituição permanece até hoje à frente dos jogos de loteria.

Modalidades de loterias brasileiras que marcaram época

A Loteria Federal foi a primeira modalidade a ser praticada oficialmente no Brasil. Embora já existisse em décadas anteriores, seu primeiro sorteio sob a administração do Governo se deu em 1962, quando o primeiro sorteio pela Caixa Econômica Federal premiou 15 milhões de cruzeiros.

Em 1969 foi criada a Loteria Esportiva, popular “Loteca”, que virou febre nos anos 1970 e selou a paixão brasileira pelo futebol. O objetivo da modalidade era prognosticar o resultado dos jogos semanais e acertar os 13 pontos. O programa “Fantástico – O Show da Vida”, da Rede Globo, adotou uma zebra como mascote do quadro que anunciava os resultados da Loteria Esportiva, aos domingos. Foi a partir dessa narração que o jargão “Deu Zebra!” ficou famosos entre os brasileiros.

Ainda no final da década de 1970 foi lançada a Loto, e depois foi a vez da Sena, em 1988. A Loto foi substituída pela Quina, em 1994. Um ano depois surgiu a Super-Sena, que se transformou na Dupla-Sena atual, a partir de 2001.

Em meio a tantas loterias, em 1996 nasceu a mais prestigiada de todas – a Mega-Sena – com seus prêmios milionários cobiçados atualmente dentro e fora do Brasil. Hoje a Mega-Sena é reconhecida internacionalmente como uma das loterias com maior premiação do mundo.

Atualmente, o Brasil possui 10 modalidades de loterias entre as quais estão a Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla-Sena, Loteca, Lotogol , Dia de Sorte e Loteria Federal.  Além destas, existem os sorteios  especiais Dupla-Sena de Páscoa, Quina de São João, Lotofácil da Independência e Mega da Virada. Algumas datas comemorativas também acrescentam sorteios extras, como o Dia da Mulher, o Dia das Mães e o Dia dos Pais. Todos os jogos podem ser realizados nas casas lotérias ou on-line, através dos sites de loteria da Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange