Santo Antônio de Jesus era única cidade do Nordeste com mais de 100 mil habitantes sem casos da covid-19

0
Reprodução/prefeitura SAJ

Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, era a única cidade com mais 100 mil habitantes do Nordeste sem casos confirmados do novo coronavírus até a última quinta-feira (30), de acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo site UOL. A cidade também estava entre as duas brasileiras desse porte sem casos da doença. Agora, Vespasiano é a única sem contaminados.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o primeiro caso em Santo Antônio de Jesus foi confirmado na sexta-feira (1º). A prefeitura informou que, por lá, cinco pessoas aguardam os resultados dos exames e outras 29 testaram negativo.

A lista de cidadew sem casos é maior entre aquelas com 80 mil habitantes. Nove delas em todo o Brasil não registraram nenhum caso. O secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, avalia que os dados confirmam a tendência de que a contaminação está concentrada em grandes centros urbanos. A organização contabiliza 91% dos casos em cidades com mais de 80 mil habitantes.

“A proporção era de 95% dos casos em cidades com mais de 80 mil habitantes e agora vai caindo, mas muito lentamente. Constatamos que o fenômeno da pandemia é muito concentrado ainda nas grandes cidades, nas regiões metropolitanas, e deve continuar assim. O que não espraia são leitos de UTI e a estrutura médica instalada —essa estrutura está nos grandes centros”, diz Perre.

Os municípios representados pela FNP têm reclamado da ausência de diretrizes claras e centralizadas para tomar decisões durante a pandemia. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em 15 de abril que estados e municípios têm autonomia para definir quais são as atividades que serão suspensas e os serviços que não serão interrompidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange