Como ir ao supermercado em tempos de Coronavírus

0
Imagem: Freepik

A pandemia do Coronavírus fez com que a rotina de todas as pessoas mudassem. Hábitos como usar álcool em gel nas mãos com frequência, limpar o celular e evitar aglomerações se tornaram comuns na vida dos brasileiros.

 

A doença, que é transmitida pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como espirro e tosse, impôs aos países que fizessem isolamento social para evitar o rápido contágio. Assim, será possível preparar melhor o sistema de saúde e diminuir a possibilidade de haver um colapso pelo grande número de pacientes de uma só vez.

 

Porém, nem todas as saídas podem ser evitadas. Ir à feira e ao supermercado, por exemplo, são necessidades que fazem parte do a dia, mas que, agora, têm gerado medo em muitos.

 

Especialistas alertam, no entanto, não ser preciso se desesperar caso necessite sair para comprar os alimentos. Exceto os idosos e pessoas de grupo de risco, que devem permanecer em casa, é possível fazer as compras essenciais e manter atitudes saudáveis para evitar o contágio. Veja só!

 

Use máscara

Embora a primeira recomendação tenha sido de que a máscara só era útil para quem tinha a doença, a Organização Mundial da Saúde [1] voltou atrás e admitiu que essa pode ser uma estratégia adotada por todos.

 

O acessório pode ajudar a evitar que a mucosa da boca e do nariz entrem em contato com o vírus. Mesmo sem a comprovação efetiva da eficácia, a atitude está sendo tomada por vários países. No entanto, as autoridades aconselham que a população fala as próprias máscaras, porque as médicas e cirúrgicas estão em falta no mercado.

 

Evite proximidade

Alguns estabelecimentos fizeram marcações no chão para que os clientes não fiquem tão próximos no momento do pagamento. Caso você vá a um supermercado que não tenha isso, o ideal é permanecer na fila sem se aproximar demais da pessoa da frente.

 

Além do mais, ir em horários alternativos, se possível, também pode ajudar a encontrar menos pessoas. Sem contar que não é necessário que a família toda faça as compras. Uma pessoa é suficiente para sair para o mercado.

 

Faça uma lista antes

Para evitar de ficar muito tempo no supermercado, o ideal é que você saia com uma lista do que precisa comprar. Assim, diminuir as chances de esquecer algo, além de poder planejar melhor as compras.

 

Vale a pena conferir os panfletos on-line. As ofertas de vários hipermercados estão disponíveis na internet e podem ser consultadas até mesmo pelo celular. Além de se organizar melhor, você consegue economizar.  As ofertas do Atacadão [2] desta semana por exemplo, está focada principalmente nos chocolates de Páscoa de várias marcas para você não passar em branco. As caixas de bombons da Nestlé e Lacta estão custando aproximadamente R$8,00, além de apresentar os produtos de marcas variadas como Arcor, Kinder e Neugebauer.

 

Limpe as embalagens

Ao chegar do supermercado, é importante que o consumidor higiene as embalagens com álcool 70%. Isso vale para pacotes de macarrão, leite e enlatados. Os produtos como iogurte podem ser lavados diretamente na torneira.

 

Os cuidados também valem para frutas, legumes e hortaliças [3]. Nesse caso, porém, o ideal é lavar os alimentos com água corrente e depois colocá-los com água sanitária — uma colher de sopa em um litro d’água — por 15 minutos.

 

Imagem: Freepik

Atente-se ao cozinhar

Na hora de cozinhar, a atenção deve ser redobrada. Mesmo que a pessoa prepare um prato quente e que, portanto, pode ter o vírus morto com o calor, é necessário lavar as mãos ao tocar em um novo ingrediente.

 

A lavagem deve ser rigorosa e incluir entre os dedos, o dorso, as palmas e até os pulsos. O vírus pode permanecer por algumas horas na superfície, incluindo alimentos crus e congelados. Por isso, a higiene frequente é uma das principais maneiras de evitar a contaminação.

 

Se todos fizerem a sua parte, será mais fácil evitar o aumento do contágio da doença. Então, é importante que todos sigam as regras, tanto dentro quanto fora de casa, caso precisem sair.

 

Fontes:

 

1: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/03/oms-diz-que-mascaras-nao-sao-uma-solucao-ideal-mas-pode-ser-uma-estrategia-para-o-combate-da-covid-19.ghtml

 

2: https://www.portafolhetos.com.br/atacadao

 

3: http://jornaldiadia.com.br/2019/2020/01/09/pensando-em-mudancas-alimentares-para-2020-nao-e-preciso-sofrer/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange