Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Bolsonaro diz que verba ao Nordeste será condicionada conforme apoio ao presidente

Foto:Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 5, que não vai negar recursos aos Estados do Nordeste, desde que os governadores divulguem que são parceiros do governo. Segundo ele, “boa parte” dos governadores do Nordeste é socialista, que não comungam dos mesmos interesses do seu governo.

“O que eu quero desses respectivos governadores: não vou negar nada para esses Estados, mas se eles quiserem realmente que isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversas com eles, vamos divulgar obras junto a prefeituras”, disse o presidente após a inauguração de uma usina de energia que usa painéis solares instalados sobre as águas do Rio São Francisco, em Sobradinho (BA).

Reportagem publicada no Estadão/Broadcast na semana passada mostrou que a Caixa Econômica Federal reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste neste ano. Em 2019, até julho, o banco autorizou novos empréstimos no valor de R$ 4 bilhões para governadores e prefeitos de todo o País. Para o Nordeste, foram fechadas menos de dez operações, que juntas totalizavam, naquela data, R$ 89 milhões, ou cerca de 2,2% do total – volume muito menor do que em anos anteriores.

No entanto, segundo Bolsonaro, o Nordeste tem recebido recursos abundantes. “Eu não estou aqui para fazer média. Não estou aqui com colegas nordestinos para fazer média. Não existe essa história de preconceito. Agora, eu tenho preconceito com governador ladrão que não faz nada para o seu Estado”, disse o presidente.

O governador da Bahia, Rui Costa, do PT, não participou do evento. No último dia 23, ele também não participou da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA).

“O meu relacionamento é com o povo do Nordeste. Ninguém proibiu o governador de estar aqui. Da vez passada, quando estive em Vitória da Conquista, ele determinou que a Polícia Militar não participasse da nossa segurança. Então quem tem algum preconceito é ele. Se ele viesse aqui seria muito bem vindo. Não teria sido falado nada contra ele, ou hostilizado. Agora quem está com medo de encarar seu próprio povo é ele e não eu”, afirmou Bolsonaro. “Eu não posso admitir que governadores como o do Maranhão e da Paraíba façam politicalha no tocante à minha pessoa.”

O presidente voltou a negar ter criticado os gestores estaduais, que são oposição ao governo federal. “Eu cochichei no ouvido do ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e me referi ao governador da Paraíba e do Maranhão, que eles procuram os nossos ministérios, conseguem coisas como outros, mas chegam em seus respectivos Estados e descem a ‘burduna’ em cima de mim”, disse o Bolsonaro, em referência a uma conversa captada por microfones da TV Brasil em que ele critica o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”, afirmou o presidente, sem saber que estava sendo gravado. Para Dino, a referência a “paraíba” foi uma forma pejorativa a se referir aos nordestinos, o que Bolsonaro nega.

  1. Biler Da Bahia
    Biler Da Bahia Diz

    Agora fudeu

  2. Moyses Azevedo Silva
    Moyses Azevedo Silva Diz

    Não deveria ser assim pois eu e milhões de nordestino votamos nele e preferimos os petistas.

  3. Moyses Azevedo Silva
    Moyses Azevedo Silva Diz

    Preterimos

  4. Jorge Chaves Dos Santos
    Jorge Chaves Dos Santos Diz

    Vai morre sem esse apoio

  5. Da Hora Santos
    Da Hora Santos Diz

    Bem feito pros que votou nele

    1. Neto Lopes
      Neto Lopes Diz

      Da Hora Santos bem feito pq?

  6. Márcio Paraíso
    Márcio Paraíso Diz

    Mentira , canal mentiroso , ele não falou isso , e pior e quem não se informa e fica escrevendo mentiras

  7. Dório Almeida Silveira
    Dório Almeida Silveira Diz

    Cara… ele só disse que se as obras tem verba do governo, que isso é de algum modo uma parceria, e em parceria um divulga o outro…
    Do jeito que foi dito pela mídia, fica parecendo ditatorial

    1. Julia Morais
      Julia Morais Diz

      Dório Almeida Silveira e não é?

    2. Dório Almeida Silveira
      Dório Almeida Silveira Diz

      Julia Morais vc ja viunas obras em outros governos, que ajudaram a custear, seja estados ou até municípios? Viu que lá embaixo normalmente tem os slogans ou marcas das empresas inclusive privadas que ajudaram na obra?
      Pois é, eu fui ler e o governador da Bahia por exemplo, não quer fazer isso… mas com outros governos fazia… como se tirasse o mérito entende?
      A manchete é tendenciosa nessa chamada… mas o que ele diz, ao meu ver, é que se o Governo Federal ajuda, ele quer o reconhecimento também…
      Se for mais que eu tb passo a concordar que é ditatorial

    3. Irio Gui
      Irio Gui Diz

      bozo tem que saber que o DINHEIRO é do povo brasileiro e inclusive do Nordeste

    4. Dório Almeida Silveira
      Dório Almeida Silveira Diz

      Irio Gui
      Vc leu o que eu escrevi?

  8. Neto Lopes
    Neto Lopes Diz

    Tem meu apoio.

  9. Solange Sá Barreto
    Solange Sá Barreto Diz

    Kkk tome então é nulo

  10. Nalbertt Nascimento
    Nalbertt Nascimento Diz

    Essas briguinhas de políticos ferra o povo que não tem nada haver, vocês são nossos funcionarios e esta o prestando serviço a gente. Por tanto não tem essa de birrinhas, vai ter que fazer pq são pagos pra isso!!

    1. Lippeh Silva
      Lippeh Silva Diz

      Nalbertt Nascimento só faltou completar com “seus fila da puta”

    2. Nalbertt Nascimento
      Nalbertt Nascimento Diz

      Lippeh Silva vou arrumar isso agora kkk

    3. Lippeh Silva
      Lippeh Silva Diz

      Nalbertt Nascimento boooa garoto kkkkkk

  11. Bruno Cassiano
    Bruno Cassiano Diz

    Essa página, é uma piada!

  12. Anderson Amaral
    Anderson Amaral Diz

    Caso não tenha o respeito devido do governo e simplesmente fechar com os municípios um abrç

  13. Julia Morais
    Julia Morais Diz

    É daí pra pior

    1. Ismael D. Uzêda
      Ismael D. Uzêda Diz

      Vc sabe de nada, tipica esquerdopata, feminazi que compartilha matérias com títulos tendenciosos, aprendeu a lér a matéria por completo? Ou só se baseia o livro pela capa? Ou a matéria pelo título? =D

  14. Regina Michelon
    Regina Michelon Diz

    Viu aí eleitor de Rui Bosta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.