Chapada Diamantina Ganha Espaço de Cuidados Naturais

Por Redação
4 Min

A mais antiga pousada do Vale do Capão inaugura o Espaço Colibri, com pacotes de estadia detox e cuidados de saúde personalizados

O Vale do Capão, conhecido por seu refúgio natural e conexão com a natureza, recebe um novo espaço dedicado ao bem-estar e saúde. A Pousada do Capão, com mais de 30 anos de história, apresenta o Espaço Colibri de Cuidados Naturais. Com uma localização privilegiada e vista para as montanhas da Chapada Diamantina, a pousada agora oferece pacotes de estadia prolongada com cuidados personalizados, incluindo alimentação natural e integral, além de acompanhamento com naturopatas.

“Quando pisei no Capão pela primeira vez, foi como se tivesse chegado a um lugar mágico. O sonho de construir uma pousada naqueles tempos no Vale do Capão exigia mais do que entusiasmo, mais do que ousadia. Era quase impossível, mas hoje o mundo conhece a potência deste lugar, não só como destino turístico, mas como espaço de restauração”, celebra Emmanuel Requião, proprietário da Pousada do Capão.

O médico e naturopata Aureo Augusto, que trocou a rotina estressante da capital baiana pela tranquilidade do Capão há mais de quatro décadas, supervisiona o projeto junto com a enfermeira Maria Helena Santana, ambos naturopatas. A equipe do Espaço Colibri é composta por auxiliares da região, conhecedores da sabedoria popular e capacitados para práticas integrativas. “É importante destacar que pessoas em tratamento medicamentoso terão a terapêutica mantida, com o diferencial de estarem experimentando alimentação natural e outras práticas integrativas não invasivas que podem auxiliar e potencializar o restabelecimento da saúde”, destaca Aureo Augusto.

Infraestrutura e Atividades

A Pousada do Capão, localizada a 2 km da Vila, oferece uma estrutura que convida à renovação da saúde e das energias. Cercada por montanhas e com uma vista verde e privilegiada, os hóspedes podem desfrutar de trilhas internas, horta orgânica, parreiral de uvas, rio natural para banho, piscina, sauna seca e a vapor, quadra esportiva de areia, biblioteca, anfiteatro e sala de convenções para aulas coletivas e eventos. Dependendo do pacote escolhido, que pode variar entre 7, 14 ou 21 dias, a programação de cada hóspede é personalizada, com acesso a terapias naturais como hidroterapia, geoterapia, atividade física programada, alimentação natural, integral e vegana, palestras, meditação, encontros e outras atividades de educação em saúde.

“Nosso acompanhamento começa antes mesmo de chegarem ao Capão. De forma remota, fazemos uma anamnese inicial para mapeamento e coleta das necessidades de cada hóspede. Aqui, até nas atividades em grupo, nosso olhar será sempre para as singularidades de cada um”, destaca Maria Helena Santana.

Um Espaço de Transformação

O Espaço Colibri é mais do que um local de tratamento; é um espaço de cuidado, conexão com a natureza e autocuidado. Destinado a pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, seja por conta de uma doença grave, enfermidade crônica, ou simplesmente para desestressar, emagrecer ou parar de fumar, o foco do Colibri é recuperar a saúde e o bem-estar. “Nosso foco não é tratar doenças, mas recuperar saúde, bem-estar e contribuir para melhor qualidade de vida de quem passar por aqui”, conclui Julia Limaverde, gerente-administrativa do Espaço Colibri.

Compartilhe Isso