Vacina contra Covid-19 será disponibilizada para população em maio.

Por Redação
3 Min

O Ministério da Saúde finalizou a compra de 12,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Moderna. O contrato foi fechado na última sexta-feira (19/4) e a previsão é que as doses cheguem à população brasileira nos próximos 15 dias.

De acordo com informações divulgadas pela pasta, o processo de aquisição emergencial teve início em dezembro de 2023, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a versão mais recente do imunizante, que também oferece proteção contra a variante XBB. Assim que os imunizantes chegarem ao país, o Ministério da Saúde planeja repassá-los aos Estados em um prazo de até 12 dias.

Em comunicado, o ministério destacou que esta é a primeira vez que empresas farmacêuticas concorrem para fornecer vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Nas aquisições anteriores, não havia concorrência, o que, segundo o Governo, resultou em uma economia de cerca de R$ 100 milhões.

A aquisição destas doses da vacina Moderna se junta aos esforços do Brasil para ampliar a imunização da população e conter o avanço da pandemia. Até o momento, milhões de brasileiros já foram vacinados, porém a necessidade de manter a vacinação em ritmo acelerado continua sendo prioridade das autoridades de saúde.

Além disso, a chegada destas novas doses permitirá uma maior cobertura vacinal, especialmente frente à ameaça representada pelas variantes do vírus que circulam no país. A vacinação em massa é considerada uma das principais ferramentas no combate à disseminação da doença e para a proteção da saúde da população.

A notícia da aquisição das doses da vacina Moderna traz um alívio para a população brasileira que aguarda ansiosamente pela ampliação da vacinação e pela retomada segura das atividades cotidianas. A expectativa é que, com o aumento da disponibilidade de doses, seja possível acelerar o processo de imunização e alcançar um maior número de pessoas em um menor período de tempo.

É importante ressaltar a importância da continuidade das medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social, mesmo para aqueles que já foram vacinados. A vacinação é uma ferramenta fundamental no enfrentamento da pandemia, porém é necessário manter todas as precauções para evitar a propagação do vírus e proteger a saúde de toda a população.

Com a chegada das novas doses da vacina Moderna, o Brasil dá mais um passo em direção à superação da crise sanitária causada pela Covid-19. A vacinação é a esperança para um retorno à normalidade e para a preservação da vida de milhões de brasileiros. Que a chegada destas novas doses seja o início de um novo capítulo na luta contra a pandemia.

Compartilhe Isso
- Advertisement -