Pontos estratégicos de imunização contra a gripe em Salvador neste sábado (20)

Por Redação
3 Min

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador está realizando uma ação de imunização contra a gripe neste sábado (20/4), em diversos pontos estratégicos da cidade. A iniciativa visa atingir diferentes grupos prioritários, visando fortalecer a prevenção contra a doença e garantir a saúde dos cidadãos soteropolitanos.

Dentre os grupos que podem se vacinar estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a importância da participação de todos inclusos no público alvo para garantir a eficácia da campanha de imunização. Ela orienta que as pessoas compareçam a uma unidade de saúde mais próxima de sua rotina para receber a dose de prevenção contra a gripe.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a documentação adequada, de acordo com cada grupo prioritário. Gestantes não precisam comprovar a situação gestacional, apenas informar seu estado de gravidez. Puérperas devem apresentar documento que confirme o período de até 45 dias após o parto. Idosos com 60 anos ou mais devem apresentar documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais devem comprovar a comorbidade através de relatório médico ou prescrição médica.

Além disso, pessoas com deficiência permanente também estão incluídas nos grupos prioritários, sendo consideradas aquelas que apresentam limitações motoras, auditivas, visuais ou intelectuais permanentes que interfiram em suas atividades diárias.

Diversas unidades de saúde em Salvador estão disponibilizando a vacinação, incluindo locais como São Caetano/Valéria, Centro Histórico, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Brotas, Subúrbio Ferroviário, Liberdade, Cabula Beiru, Cajazeiras, Itapagipe e Barra Rio Vermelho. Além disso, pontos fixos foram estabelecidos em locais estratégicos, como shoppings e supermercados, para atender os grupos prioritários elegíveis a partir dos 12 anos.

É fundamental que a população esteja atenta aos locais de vacinação e garanta a imunização contra a gripe, colaborando assim com a prevenção de doenças sazonais. A ação da SMS de Salvador visa proteger a saúde dos cidadãos e contribuir para a redução dos índices de gripe no município.

A iniciativa de imunização contra a gripe é mais uma medida adotada pela Secretaria Municipal da Saúde para promover a saúde e o bem-estar da população de Salvador. A participação ativa dos cidadãos nos grupos prioritários é essencial para o sucesso da campanha e para a proteção de toda a comunidade contra a gripe.

Compartilhe Isso
- Advertisement -