Rascunho automático

Brasil adota dose única no combate ao HPV

Por Redação
3 Min

A partir de agora, a vacinação contra o HPV no Brasil será feita em dose única. O anúncio foi feito pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na noite de segunda-feira (1/4). Até então, o país adotava um esquema de duas doses para combater a infecção, que é a principal causadora do câncer de colo de útero.

Continua depois da Promoção

Uma única vacina será capaz de nos proteger ao longo de toda a vida contra vários tipos de doenças e cânceres causados pelo HPV, como o câncer de colo de útero. Não vamos permitir que crianças e jovens enfrentem esse risco no futuro", afirmou a ministra em sua rede social X, antigo Twitter.

Nísia também fez um apelo para que estados e municípios realizem uma busca ativa por jovens de até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. Em 2023, foram administradas 5,6 milhões de doses do imunizante, o que representa o maior número desde 2018 e um aumento de 42% em relação a 2022.

"Agora, contamos com mais vacinas para proteger nossa população contra os perigos causados por esse vírus. A opção por uma única dose de vacina foi tomada com base em estudos científicos e de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)", destacou a ministra.

Continua depois da Promoção

Em relação aos grupos que podem ser vacinados, a imunização no Brasil é indicada para meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que ainda não foram imunizadas anteriormente, indivíduos vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, e pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.

Essas informações foram divulgadas com base na Agência Brasil.

Para saber mais sobre a vacinação contra o HPV e outras notícias, acompanhe nossas transmissões ao vivo em nosso site: www.aratuon.com.br/aovivo, ou siga-nos nas redes sociais: Instagram (@aratuonline), Facebook (@aratuon) e Twitter (@aratuonline). Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo WhatsApp: (71) 99940-7440.

O post No combate ao câncer de colo de útero, Brasil adota esquema de dose única contra o HPV apareceu pela primeira vez em – Notícias da Bahia e dos baianos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -