Após o êxito alcançado no início do mês de março, está agendado para os dias 4 a 6 de abril o segundo módulo do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária promovido pelo Hospital Aristides Maltez (HAM).
Este curso é resultado da parceria entre o HAM e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e conta com a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil.
Sob a coordenação da médica Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM; do médico Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM; e da médica Sálvia Canguçu, mastologista do HAM, a primeira edição do curso na região Norte e Nordeste representa uma oportunidade única para profissionais da área de mastologia e pacientes em tratamento oncológico no HAM.
De acordo com Ana Claudia Imbassahy, “o Brasil consolidou-se como uma referência mundial em Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Grandes especialistas brasileiros agora estão ensinando essa especialidade em todo o mundo, destacando o potencial dos mastologistas brasileiros nesse cenário”.
“No primeiro módulo, os participantes, provenientes de diversas regiões do Brasil, passaram por aulas teóricas e práticas ministradas pelo Dr. Regis Paulinelli, presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM, e pelo Dr. Fabrício Brenelli, ex-presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM e atual presidente do Departamento de Relações Internacionais da SBM. Foram realizadas seis cirurgias e ao longo do ano, estão previstos 11 módulos, cada um representando uma valiosa oportunidade para os participantes aperfeiçoarem suas habilidades e conhecimentos”, comentou Paulus Fabricio.
“É também uma chance para mais mulheres terem acesso à reconstrução mamária, um direito garantido por lei às pacientes. Nossos colegas mastologistas irão adquirir essa formação adicional para poder difundir o conhecimento sobre reconstrução mamária, pois ao concluírem o curso, estarão compartilhando o que aprenderam aqui no HAM, possibilitando a realização da reconstrução em mulheres de outras localidades”, afirmou a especialista Sálvia Canguçu.
A reconstrução mamária faz parte do tratamento do câncer de mama e, além disso, contribui para a melhoria da autoestima e auxilia no enfrentamento da doença. E essa é a filosofia do hospital, proporcionar acesso a esse tratamento integrado às pacientes do SUS.
“Trata-se de um curso de extrema relevância para a aprendizagem e a educação continuada de vários colegas que vieram participar, para o aprimoramento das técnicas de reconstrução e principalmente para nossas pacientes que se beneficiarão das reconstruções mamárias e da variedade de técnicas realizadas durante o curso pelos professores convidados”, ressaltou Ana Cláudia Imbassahy.
O médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Baiana Contra Câncer, também comentou sobre a satisfação do HAM em realizar este curso. “Hoje temos o privilégio, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, de realizar este curso, o primeiro curso oficial da sociedade aqui em nosso hospital, e beneficiar tantas pacientes. É realmente uma grande alegria e emoção. A expectativa é beneficiar mais de 100 pacientes, destacando não apenas a importância do curso para a formação médica, mas também o impacto positivo que terá na vida das mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama”.