Bahia aumenta nível de alerta para varíola dos macacos

0

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia emitiu um alerta para a vigilância epidemiológica aumentar o nível de alerta para casos suspeitos de varíola dos macacos.

O alerta é feito diante do aumento de casos da doença em diversos países, como Estados Unidos Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.

Além da Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também aumentara nível de atenção. Casos em investigação devem ser imediatamente comunicados ao registro na Rede Nacional de Alerta e Respostas às Emergências em Saúde Pública.

A Sesab fez uma série de recomendações sobre a prevenção do contágio pela varíola dos macacos. A pasta orienta que residentes e viajantes de países endêmicos devem evitar contatos com animais doentes que possam abrigar o vírus.

“Entre os cuidados, estão o de abster-se de comer ou manusear caça selvagem, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar contato com pessoas infectadas e usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele”, informa, em nota.

A Anvisa recomenda o distanciamento físico sempre que possível, uso de máscaras, proteção e higienização frequente das mãos contra a transmissão da doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.