Fiocruz desenvolve teste para Covid-19 que dá resultado em 45 minutos

0
foto: divulgação/Fiocruz

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions desenvolveram um novo kit de diagnóstico rápido para detecção do novo coronavírus. O produto, que teve patente depositada, foi desenvolvido durante mais de um ano.

O teste fornece o diagnóstico em 45 minutos e custo estimado é de R$ 30. O valor é menor do que o do exame RT-PCR, que custa em média R$ 100. De acordo com os pesquisadores, a técnica utilizada é chamada de RT-LAMP e apresentou precisão equivalente ao RT-PCR, considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19.

“O diferencial do kit é integrar todas as etapas do diagnóstico molecular, com uma metodologia adequada ao point-of-care [local de atendimento]. É um método simples, barato e robusto, que permite realizar o diagnóstico no local onde ele é necessário”, destaca o pesquisador do IOC e coordenador do projeto, André Pitaluga.

A metodologia pode ser aplicada para amostras da garganta, coletadas com um tipo especial de cotonete e para amostras de saliva, cuja coleta é mais simples. Neste caso, as primeiras análises indicaram 70% de sensibilidade e 98% de especificidade, e uma nova rodada de testes aponta que é possível alcançar quase 100% de sensibilidade caso a coleta seja realizada em jejum, logo após o despertar.

“A ingestão de alimentos, bebidas e higiene bucal alteram a composição da saliva e podem reduzir a presença de partículas virais na amostra, dificultando o diagnóstico. Os testes com a coleta em jejum, pela manhã, ainda estão em andamento, mas os resultados preliminares são bastante positivos”, comenta o pesquisador.

As próximas etapas do projeto contemplarão o escalonamento do produto para fabricação industrial e a submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorizar o uso do kit.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.