Começa vacinação contra Covid-19 nos EUA; enfermeira de Nova Iorque recebe 1ª dose de imunizante da Pfizer

0

Os americanos já começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (14/12) contra o novo coronavírus. Segundo o The New York Times, caminhões e aviões de carga com as primeiras levas de quase 3 milhões de doses da vacina contra o coronavírus começaram a chegar aos 50 estados americanos. Os hospitais já instalaram postos de vacinação e os trabalhadores monitoravam cada carregamento de hora em hora.

Sandra Lindsay, uma enfermeira de cuidados intensivos no Long Island Jewish Medical Center, na região do Queens, foi a primeira a receber a dose da vacina Pfizer-BioNTech, em Nova York. “Não foi nada diferente de tomar qualquer outra vacina […] Há luz no fim do túnel. Eu encorajo todos a tomar a vacina”, disse.

A autorização de emergência da Food and Drug Administration (FDA), o equivalente a Anvisa no país, saiu apenas na noite da sexta-feira (11/12) e, desde então, o governo se mobilizou para começar a vacinar o mais rápido possível. Atualmente, o número de mortes por coronavírus nos EUA se aproxima de 300 mil.

A maioria das primeiras injeções deve ser aplicada na segunda-feira, a profissionais de saúde de alto risco. Como as vacinas podem causar efeitos colaterais, incluindo febres e dores, os hospitais afirmam que vão escalonar os calendários de vacinação entre os trabalhadores.

Residentes de lares de idosos, que sofreram uma parte desproporcional das mortes de Covid-19, também estão sendo priorizados e devem começar a receber as vacinas na próxima semana. A grande maioria dos americanos não terá direito à vacinação até a primavera, em meados de março.

OUTROS PAÍSES

No Canadá, as primeiras remessas da vacina Pfizer-BioNTech chegaram no domingo (13/12), anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau no Twitter. Ele chamou isso de “um passo importante em nossa luta contra o vírus”. O Reino Unido, por sua vez, já inicou a vacinação desde a semana passada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.