Hepatologista Raymundo Paraná alerta: Riscos do álcool no Carnaval e suas consequências surpreendentes

Por Redação
4 Min

Heptatologista Raymundo Paraná Esclarece Tudo Sobre o Consumo de Álcool e Ressaca

Quer saber como o álcool afeta seu corpo e como evitar aquela ressaca chata no dia seguinte? Então, fica ligado nas dicas do especialista Raymundo Paraná, que usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para desmistificar algumas ideias e dar orientações valiosas sobre o tema. Confira agora os principais pontos que você precisa saber para beber com responsabilidade e cuidar da sua saúde!

Por que Moderar é a Palavra de Ouro

Antes de mais nada, o médico reforça: a regra número um é moderação. Se você já tem alguma condição de saúde que pode piorar com o consumo de álcool, como problemas no fígado, a orientação é total abstinência. Afinal, qualquer doença hepática, independente da causa, pode ficar ainda mais complicada com a ingestão de bebidas alcoólicas.

  • Se você tem alguma doença hepática, evite o álcool completamente.
  • Para quem não tem impedimentos, o segredo é beber com moderação.

Você Sabia? Como a Ressaca Acontece

Vamos entender o que causa aquela sensação de mal-estar no dia seguinte às festinhas? A resposta é simples: intoxicação por excesso de álcool. O processo começa no estômago, onde parte da bebida é metabolizada por uma enzima chamada álcool desidrogenase. Depois, essa substância segue para o fígado.

Durante essa transformação, ocorre o acúmulo de acetaldeído, um metabólito tóxico que pode danificar células, principalmente as do fígado. Além disso, esse processo diminui os estoques de glicogênio no fígado, levando à hipoglicemia e explicando aquela vontade de comer doces após a bebedeira.

Outro ponto importante: o álcool provoca desidratação, porque inibe o hormônio antidiurético, fazendo você urinar mais do que o normal, independentemente do tipo de bebida consumida.

Tipo de Bebida ou Quantidade? Descubra o Que Realmente Importa

Tem gente que acha que algumas bebidas são menos prejudiciais, né? O médico Raymundo Paraná desmistifica essa ideia de uma vez por todas:

  1. Não existe álcool “santificado” ou menos danoso.
  2. O que realmente conta é a quantidade de álcool ingerida, e não o tipo de bebida.

Para ilustrar, um litro e meio de cerveja tem cerca de 55 gramas de álcool, o que é aproximadamente o mesmo de uma dose e meia de whisky. Ou seja, o impacto na saúde depende do volume total de álcool que você consome, e não do que você escolhe beber.

Tem Remédio Para Evitar a Ressaca? Saiba a Verdade

Se você pensa que existe uma pílula mágica para evitar a ressaca, pode tirar o cavalinho da chuva. Segundo o especialista, não há remédio que realmente impeça os efeitos tóxicos do álcool no corpo.

Alguns medicamentos podem aliviar sintomas como dor de cabeça, enjoo e mal-estar, mas não evitam o dano causado pelo álcool ao organismo. Portanto, a melhor dica continua sendo: moderação é tudo!

Sede, dor de cabeça, enjoo e vômito são sinais claros de intoxicação. Então, fica a dica: beba com responsabilidade e cuide da sua saúde!

Quer ficar por dentro de tudo em tempo real? Agora, com a Varela Net, você pode receber as notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui e fique sempre informado!

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso