Pancreatite por canetas emagrecedoras: Brasil registra 6 mortes surpreendentes

Por Redação
3 Min

Alerta da Anvisa: Casos Suspeitos de Pancreatite e Mortes Ligadas às Canetas Emagrecedoras

Você sabia que, desde 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um número preocupante de notificações relacionadas ao uso de canetas para emagrecimento? São mais de 225 casos suspeitos de pancreatite e seis mortes associadas a esses medicamentos no Brasil. Bora entender o que tá rolando?

Os Medicamentos Envolvidos e os Locais dos Incidentes

Os casos suspeitos e mortes envolvem uma lista de remédios populares na luta contra a balança, como:

  1. Semaglutida
  2. Liraglutida
  3. Lixisenatida
  4. Tirzepatida
  5. Dulaglutida

Segundo a Anvisa, esses incidentes aconteceram em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo, Paraná, Bahia e o Distrito Federal. E as mortes, você sabia? No Reino Unido, 19 óbitos ligados a medicamentos da mesma classe GLP-1 foram notificados em fevereiro – ou seja, o problema é global!

Quais Remédios Estão na Mira da Anvisa?

Para quem gosta de saber o que está na lista, confira agora os medicamentos que estão ligados aos casos no VigMed:

  • Wegovy
  • Victoza
  • Trulicity
  • Saxenda
  • Xultophy
  • Ozempic
  • Rybelsus
  • Mounjaro

Por que a Anvisa tomou essa medida?

Em uma nota oficial, a agência explicou que esses registros foram essenciais para que as medicações não fossem vendidas sem receita médica. Ou seja, a ideia é garantir que o uso seja feito sob supervisão de um profissional, evitando riscos maiores.

Restrição de Venda e Controle Rigoroso

De acordo com a Anvisa, essas notificações foram a base para a decisão de restringir a venda desses remédios, que agora só podem ser adquiridos mediante apresentação de receita retida pelo farmacêutico. Essa medida entrou em vigor em abril de 2025, e o objetivo é fazer com que cada paciente seja avaliado por um médico antes de começar a usar esses medicamentos.

O que Pode Ainda Mudar?

Até o momento, a venda controlada com receita tem se mostrado suficiente para evitar problemas maiores. Mas, fique ligado! A Anvisa pode adotar novas ações caso descubra outros riscos relacionados ao uso dessas drogas.

Quer ficar por dentro de tudo em tempo real? Então, aproveite para receber as notícias no seu WhatsApp clicando aqui.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso