Raiva em Filhote: Salvador emite alerta após 20 anos!

Por Redação
2 Min

Alerta de Raiva em Salvador: O Caso do Filhote de Cachorro

No início de dezembro, a Prefeitura de Salvador acendeu um sinal de alerta epidemiológico após um filhote de cachorro, de apenas três meses, ser diagnosticado com raiva. O caso, inicialmente confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), foi posteriormente descartado após novos exames.

O que Aconteceu?

O pequeno cãozinho, que havia sido resgatado e adotado, infelizmente faleceu no dia 20 de novembro. Ele não pôde ser vacinado contra a raiva devido à sua idade, já que a vacinação é recomendada a partir dos três meses.

Medidas da Prefeitura

Ainda que o caso tenha sido descartado, a Prefeitura de Salvador decidiu manter o alerta. As ações incluem:

  1. Bloqueio vacinal nas áreas onde o animal foi visto;
  2. Busca ativa de pessoas e animais que possam ter sido expostos;
  3. Visitas casa a casa por Agentes de Combate às Endemias;
  4. Orientações sobre sinais clínicos e práticas seguras;
  5. Monitoramento contínuo da circulação viral.

Informações Importantes

De acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), o filhote foi encontrado nas ruas e teve provável contato com um animal silvestre. A avaliação indica que o vírus pode estar relacionado a variantes de raiva associadas a morcegos.

Como se Proteger?

Você sabia que a melhor forma de prevenção é manter a vacinação de cães e gatos a partir dos três meses? Confira outras dicas essenciais:

  • Evite contato com morcegos, raposas, saguis ou qualquer animal silvestre, vivo ou morto. Lembre-se: não existe vacina para esses animais, e prejudicá-los é crime!
  • Se encontrar animais silvestres em casa, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (71) 3202-0984 ou 156.
  • Se você trabalha com animais, mantenha seu esquema de profilaxia pré-exposição sempre atualizado, de acordo com seu grupo de risco.

Fique atento e cuide dos seus pets! A saúde deles é prioridade!

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso