Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Vacina contra HIV entrará em fase avançada de teste em humanos em oito países, inclusive o Brasil

Análises serão em grupos considerados vulneráveis a contraírem o vírus. Pesquisada há 15 anos, forma de imunização é, desta vez, considerada promissora por especialistas

Foto: Ilustração

Após pesquisas iniciais, uma vacina contra o HIV considerada promissora por especialistas entrará em uma fase avançada, de teste em humanos. O estudo Mosaico entrará em fase 3, e as análises serão em homens que fazem sexo com homens e pessoas transexuais. Será avaliado um processo de quatro doses de uma vacina projetada para imunizar contra as diferentes variedades do vírus em todo o mundo. O Brasil está entre os países onde o estudo será conduzido. Os testes devem iniciar até o fim deste ano.

O estudo foi apresentado por Susan Buchbinde, presidente do protocolo Mosaico e diretora do programa Bridge HIV do Departamento de Saúde Pública de São Francisco, e parceiros envolvidos no desenvolvimento da vacina, na 10ª Conferência da International AIDS Society sobre a Ciência do HIV (IAS 2019), na Cidade do México.

Os testes serão feitos em oito países da América do Norte, América do Sul e da Europa, e contarão com a participação de cerca de 3.800 indivíduos, com idades entre 18 e 60 anos. Serão 24 centros de estudo nos EUA, nove no Brasil, cinco no Peru, quatro na Argentina e três no México. Na Europa estão na lista a Espanha, Itália e Polônia.

— Nosso compromisso é o de garantir que os resultados dos testes de vacina contra o HIV sejam aplicados para populações de diversos países — afirmou Susan Buchbinder durante a apresentação, segundo a organização britânica Nam Aids Map.

Leia mais: Campanhas ineficazes e moralismo levam a aumento de casos de HIV entre jovens, dizem especialistas

Alguns estudos de vacinas já chegaram na fase 2, que inclui testes em seres humanos, mas poucos avançam para fase 3. Esta última fase inclui testes em um número maior de pessoas e em diferentes paises, como o que ocorrerá com a Mosaico.

Quatro doses em um ano
Uma série de estudos anteriores, iniciados há 15 anos, foram realizados em macacos. Estes trabalhos refinaram a ideia da composição de uma vacina e determinaram o regime de dosagem mais eficaz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.