Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

- Advertisement -

Dengue : A causa raiz e prevenção dessa ameaça

Crédito da Foto: Agência Brasil

 

A causa raiz da dengue deve-se a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite Zika vírus  e Chikungunya. Foi comprovado cientificamente que o mosquito se procria em maior escala, em países com climas tropicais, devido ao ambiente quente e úmido.De acordo o  Ministério da Saúde  até a semana 23 de 2018 foram registrados em todo o Brasil  4.571  de casos prováveis de dengue porém em comparação ao mesmo período do ano anterior percebemos uma redução expressiva, pois foram registrados 13.558 casos no mesmo período de 2017. Sendo que desse total 156 pessoas vieram a óbito em 2017, entretanto em 2018, 8 pessoas faleceram.

 

Transmissão 

A doença é transmitida através da picada do Aedes aegypti fêmea, o maior índice de ataque dos mosquitos, são no horário matinal e no final da tarde.Após a picada a doença demora de 3 a 15 dias para manifestar seus sintomas.

Sintomas de dengue primária 

Os principais sintomas do vírus da dengue,são:

  • Extremo Cansaço
  • Tontura
  • Náuseas e vômitos
  • Perda de apetite e paladar
  • Muitas dores nos ossos e articulações
  • Moleza e dor no corpo
  • Febre alta
  • Dor atrás do olhos

Isto no primeiro contágio, caso ocorra algum outro contágio pelo vírus da dengue

os sintomas são ainda piores.

 

Sintomas de dengue secundária 

Dengue secundária ocorre quando, uma pessoa é atingida pelo mosquito aedes aegypti pela segunda vez.Neste casos os sintomas primários são semelhantes a dengue primária, entretanto ocorrem hemorragias, gerando também queda na pressão arterial.

Tratamento

Como esta doença trata-se de uma infecção viral, não existe um método específico, entretanto os médicos recomendam que o paciente venha ingerir grandes quantidades de líquidos para evitar desidratação e também em caso de febre e dor muscular os médicos recomendam algum tipo de medicamento, porém em casos graves os é necessário unidade de terapia intensiva.

Prevenção contra o Vírus 

A forma mais sensata de prevenção é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água parada em pneus, vasos de planta, trocar a água dos animais de estimação frequentemente manter fechada caixa d’água e cisternas.

Colocar tela nas janelas e portas também coopera com a prevenção, pois impede a entrada do mosquito na residência.

Realizar o manuseio do lixo corretamente, evitando-o despejo de lixo em valas, valetas, margens de córregos, o impacto disto será menor indício de enchentes consequentemente menor quantidade de água parada.

No combate contra a dengue foi desenvolvida também a vacina, que visa diminuir os casos de dengue em todo o mundo, recentemente o instituto Butantan junto com o Secretário de saúde do estado de S. Paulo assinaram um acordo internacional para desenvolvimento de vacina  contra a dengue.

Mas lembre-se ao sentir qualquer um dos sintomas citados acima procure um médico, nunca se automedique.

Fonte: Melhores planos de Saúde

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.