Celebrado neste dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal relembra a importância dos cuidados com a boca e os impactos de um sorriso saudável no bem-estar e na qualidade de vida dos brasileiros. A Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO) destaca que cerca de 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar na melhor qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso.
Nos últimos anos, tem sido observada uma crescente onda de procedimentos estéticos odontológicos, sinalizando a preocupação das pessoas em deixar bem-apresentado um dos principais “cartões de visita”: o sorriso. Mais do que uma questão estética, o cuidado com a boca é uma forma de se cuidar do corpo como um todo, conforme explicam os cirurgiões-dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz.
Raphael destaca que a boca é a porta de entrada para o organismo e, portanto, não cuidar da saúde bucal pode gerar ou agravar infecções e enfermidades que podem afetar outras partes do corpo. Bactérias da boca, em casos de má higiene bucal, podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas inflamadas ou lesionadas, principalmente em casos de doenças periodontais como gengivite e periodontite, viajando até o coração e outros órgãos, o que pode desencadear uma série de problemas que afetam o sistema cardiovascular.
Os cuidados essenciais para garantir uma boa saúde bucal incluem a escovação adequada, uso de fio dental, cuidados com a alimentação e visitas regulares ao consultório odontológico. Além dos impactos físicos, o cuidado com o sorriso está associado ao bem-estar emocional, conforme pontua Davi. Problemas de autoestima podem ser desencadeados por causa do mau hálito, cáries evidentes ou perdas de dentes, consequências da falta de cuidado adequado com a saúde bucal.
Mais do que uma questão de vaidade, um sorriso bem cuidado pode melhorar a aparência e, consequentemente, gerar mais autoconfiança. Cuidar da boca, dentes e gengiva significa ainda evitar dores e desconfortos, promovendo maior qualidade de vida. Danilo ressalta que uma dor de dente ou doença bucal pode não apenas causar desconforto, mas também atrapalhar a alimentação, o sono, a fala, e gerar outros problemas físicos e mentais, prejudicando até mesmo as relações sociais e o bem-estar geral.
Em suma, o Dia Nacional da Saúde Bucal é uma oportunidade para refletir sobre a importância dos cuidados com a boca e como esses cuidados impactam não apenas na saúde física, mas também no bem-estar emocional e na qualidade de vida dos brasileiros. Manter uma higiene bucal adequada e realizar visitas regulares ao dentista são medidas essenciais para garantir um sorriso saudável e uma vida mais plena.