O relato de um “pequeno” herói tem causado grande impacto nas redes sociais. Théo Luis Resende Custódio, um garoto de apenas 7 anos, compartilhou com seus colegas de escola em Palhoça, na Grande Florianópolis (Santa Catarina), como ele ajudou uma mãe a desengasgar seu bebê de 6 meses usando uma técnica de primeiros socorros. O vídeo do relato foi divulgado no Instagram do Corpo de Bombeiros de Palhoça na última semana e já alcançou mais de 85 mil visualizações.
“Quero contar para vocês uma experiência que eu vivi. Eu acho que eu salvei – nunca vou esquecer – um bebê de três meses”, iniciou Théo. Ele aprendeu a técnica conhecida como Manobra de Heimlich durante um curso de formação de Bombeiros Mirins, realizado na mesma escola onde estuda.
No relato, Théo explicou que o bebê se engasgou após “tomar o leite muito rápido”. O menino estava em um ateliê, acompanhado de sua madrinha, quando a situação ocorreu. “Teve uma hora que eu pensei: cara, o que é que eu vou fazer? Eu salvo ou não salvo? Eu tive muita autoconfiança e eu o salvei, com a manobra que a gente aprendeu no curso de bombeiro mirim”, afirmou.
Ele também descreveu que a mãe do bebê, que era conhecida dele e de sua madrinha, ajudou a virar o bebê para a realização da manobra. “Dei cinco tapas nas costas dele, virei, vi se ele estava bem. Se afogou de novo: um, dois, três, quatro, cinco. Aí, na hora que dei os cinco tapas, ele já ficou bem”, contou.
No mesmo vídeo, a avó de Théo, Glória Siqueira Resende da Silva, relatou que o incidente ocorreu em 16 de julho, mas o relato foi feito apenas nesta semana. “Eu estive essa semana na escola e perguntei: ‘O Théo contou para vocês que salvou um bebê nas férias?’ Elas disseram que não. Aí, esse é o relato. Esse é o vídeo que está rolando, porque o Théo gravou essa semana na escola”, explicou.
Segundo Glória, foi a mãe do bebê quem a informou sobre o ocorrido e parabenizou Théo pela rapidez e coragem. “O Théo falou que sabia o que fazer porque havia aprendido no curso. E com a ajuda dela, virou o bebê de bruços e fez a manobra. A Ciloca [mãe do bebê] que me contou e parabenizou o Théo pela iniciativa, coragem e disse que ele foi muito rápido”, completou orgulhosa.
Outro que demonstrou grande orgulho foi o avô do menino, Julio Cesar, que é bombeiro. “Neto de bombeiro, bombeirinho é. Meus parabéns, meu neto. O vô fica muito orgulhoso”, comentou na publicação.
A mãe do bebê salvo por Théo destacou a segurança do garotinho ao realizar o procedimento: “O Theo foi extremamente seguro ao administrar a manobra no meu filho. Gael é muito afobado para mamar e, às vezes, ele realmente engasga com o leite. Nesse dia, o Theo estava conosco na sala e, ao vê-lo se engasgar, na mesma hora disse que sabia o que fazer e eu segui as orientações dele para virar o Gael, pois ele iria realizar a manobra de primeiros socorros. Obrigada ao Corpo de Bombeiros que em parceria com as escolas proporcionam esse curso de suma importância para essa geração. Obrigada, Theo, por você ser esse menino tão corajoso”.
O episódio demonstrou a importância de aprender técnicas de primeiros socorros, mesmo para crianças. Théo se mostrou determinado e ágil em uma situação de emergência, salvando a vida de um bebê de apenas 6 meses. Essa história serve de exemplo para todos, ressaltando a importância da preparação e da coragem em momentos críticos.
O vídeo do relato de Théo emocionou milhares de pessoas nas redes sociais, demonstrando que ações corajosas e solidárias não têm idade. A atitude do pequeno herói certamente deixou uma lição valiosa para todos, mostrando que, mesmo diante de situações desafiadoras, é possível agir com bravura e salvar vidas. A história de Théo é um exemplo de como a educação em primeiros socorros pode fazer a diferença e inspirar outros a agirem em momentos de necessidade.
Em tempos difíceis, histórias como a de Théo nos lembram da importância do preparo e da solidariedade. Que mais pessoas, independente da idade, se inspirem em atitudes como a dele e estejam dispostas a ajudar o próximo em situações de emergência. Os ensinamentos de Théo nos mostram que, com conhecimento, determinação e coragem, podemos ser verdadeiros heróis no dia a dia, fazendo a diferença e salvando vidas.