SAO JOAO
SAO JOAO

Campanha Hemoba: ‘São João na veia’ garante estoque seguro de sangue nos festejos

Por Redação
4 Min

A Fundação Hemoba lançou, na última quinta-feira (6/6), a campanha “É São João na veia. Arraste o pé para Hemoba” com o intuito de garantir que os estoques de sangue estejam em nível seguro para as festas juninas na Bahia. A iniciativa, que faz parte das ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e aumentar a quantidade de bolsas coletadas para abastecer os estoques da Fundação em Salvador e no interior.

Segundo a Hemoba, a preocupação com o estoque de sangue durante o período junino é devido ao aumento da demanda por transfusões sanguíneas causadas pelo maior número de acidentes nas estradas e pelo elevado índice de casos de queimaduras provocadas por fogos de artifício. De acordo com a Sesab, nos últimos 10 anos, o mês de junho chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosões com bombas no Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador, que é referência no tratamento de ferimentos resultantes de explosões e queimaduras.

Além disso, neste período, há uma redução no volume de doações devido a diversos fatores, como o aumento de infecções respiratórias em função das ondas mais intensas de frio e chuvas, as viagens decorrentes das férias escolares e as celebrações das festas juninas no Nordeste.

Para atingir um maior número de doações, a Hemoba organizou um roteiro do hemóvel, com unidades móveis de coleta que estarão em vários locais da capital baiana durante o mês de junho. Além disso, as unidades fixas em Salvador, como o posto itinerante no Salvador Norte Shopping, funcionarão durante todo o mês, das 9h às 18h, exceto aos domingos. As unidades fixas possuem horários específicos de funcionamento em diversos hospitais da cidade e é possível consultar os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior no site da Hemoba.

Para doar sangue, é necessário que o candidato esteja em boas condições de saúde, pese mais de 50 kg e tenha idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doações anteriormente. No dia da doação, é importante que o voluntário não esteja em jejum, não tenha consumido álcool nas últimas 12 horas, não tenha fumado nas últimas duas horas e tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes do procedimento.

A campanha “É São João na veia. Arraste o pé para Hemoba” busca sensibilizar a população baiana sobre a importância da doação de sangue para garantir um estoque seguro durante os festejos juninos. Portanto, a participação de todos é fundamental para garantir que a Hemoba tenha recursos suficientes para atender a demanda por transfusões sanguíneas durante esse período crítico.

Compartilhe Isso
- Advertisement -