SAO JOAO
SAO JOAO

Congresso sobre transplante de órgãos em Salvador começa na quarta-feira (5)

Por Redação
3 Min

Começa nesta quarta-feira (5/6) em Salvador o Congresso Nordeste de Transplantes, que seguirá até a sexta (7/5). O evento acontecerá no Quality Hotel, no Stiep, em Salvador, e deverá reunir profissionais e dirigentes de hospitais e secretarias de saúde dos nove estados nordestinos, com o objetivo de discutir avanços, desafios e compartilhar experiências no campo dos transplantes de órgãos.

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) por meio do Sistema Estadual de Transplantes, o congresso será seguido pelo Simpósio Nordeste de Transplante de Medula Óssea, na sexta-feira, e pelo Simpósio Nordeste de Transplante Cardíaco, no sábado (8/5).

Durante o evento, serão abordados temas como acolhimento familiar, comunicação de más notícias, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a situação dos programas de transplantes na região.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, ressaltou a importância de abordar a recusa familiar à doação de órgãos, um dos principais entraves na Bahia, com um índice de 61%, acima da média nacional. Moura destacou que todas as pessoas são doadoras em potencial, sujeitas à avaliação médica da história clínica e doenças prévias.

Em 2023, a Bahia realizou 308 transplantes de rim, 582 de córneas e 45 de fígado.

O Congresso Nordeste de Transplantes é um espaço para a atualização e troca de conhecimento entre os profissionais da área da saúde dos nove estados nordestinos. Além disso, é uma oportunidade para discutir os avanços e desafios enfrentados no campo dos transplantes de órgãos.

Durante os três dias do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos. O objetivo é promover a disseminação de informações atualizadas e a discussão de temas relevantes para a prática clínica e a gestão dos programas de transplantes na região.

A realização do Congresso Nordeste de Transplantes e dos simpósios de Medula Óssea e Transplante Cardíaco demonstra o compromisso das autoridades de saúde do Nordeste em promover a qualificação e o aprimoramento das práticas relacionadas aos transplantes de órgãos na região.

A colaboração e a integração entre os profissionais de saúde dos estados nordestinos são fundamentais para o fortalecimento dos programas de transplantes e para a melhoria da assistência aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.

O Congresso Nordeste de Transplantes e os simpósios de Medula Óssea e Transplante Cardíaco são eventos importantes para a atualização e aprimoramento dos profissionais da saúde e para a promoção de avanços significativos nos programas de transplantes de órgãos na região.

Portanto, a realização desses eventos é de extrema importância para a consolidação e o aperfeiçoamento das práticas relacionadas aos transplantes de órgãos no Nordeste, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e para o fortalecimento dos programas de saúde da região.

Compartilhe Isso
- Advertisement -