SAO JOAO
SAO JOAO

Brasil lidera casos de dengue com 6,3 mi prováveis

Por Redação
2 Min

Com quase 6,3 milhões de casos prováveis de dengue, sendo mais de 3 milhões confirmados em laboratório, o Brasil lidera o ranking de países com o maior número de notificações da doença em 2024. Em seguida, encontram-se a Argentina, com 420 mil casos prováveis; Paraguai, com 257 mil casos prováveis; e Peru, com quase 200 mil casos prováveis.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que este ano já foram registrados um total de 7,6 milhões de casos prováveis de dengue em todo o mundo, com 3,4 milhões confirmados em laboratório. O painel de monitoramento da entidade também indica mais de 3 mil mortes causadas pela doença. No momento, 90 países têm transmissão ativa de dengue.

"Ainda que tenha sido relatado um aumento significativo de casos de dengue em todo o mundo nos últimos cinco anos, esse aumento foi particularmente acentuado na região das Américas, onde o número de casos ultrapassou 7 milhões no final de abril, superando os 4,6 milhões de casos registrados em todo o ano de 2023", destacou a OMS.

A OMS alerta que todos os quatro sorotipos de dengue foram identificados nas Américas este ano. Além disso, pelo menos seis países da região – Brasil, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México e Panamá – já relataram casos de circulação simultânea de todos os quatro sorotipos.

"Muitos países endêmicos não possuem mecanismos robustos de detecção e notificação, o que resulta em uma subestimação do verdadeiro impacto da dengue globalmente. Para controlar a transmissão de maneira mais eficaz, é fundamental uma vigilância robusta da dengue em tempo real", ressaltou a entidade.

Você pode conferir nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo, no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncias ou sugestões de pauta para (71) 99940-7440 (WhatsApp).

O post Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue apareceu primeiro em – Notícias da Bahia e dos baianos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -