Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.
Navegando pela Categoria

Saúde

Torcedores poderão realizar testes rápidos para diagnóstico de DST’s na Arena Fonte Nova

Os torcedores que comparecerem à Arena Fonte Nova no próximo domingo (22/7) para o jogo do Bahia contra Vitória, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderão realizar testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites de forma gratuita, com resultados divulgados em 30 minutos. A iniciativa “A Torcida Protegida das IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais” promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids, tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce como forma de quebrar a…

Leite azul é a nova tendência do mundo fitness

Depois do verde vivo do matcha, que já está bem mais popularizado, surge um tom bem menos comum: azul. A cor é garantida pela alga arthrospira, que se assemelha à spirulina, segundo a Vogue brasileira, que a apresenta através de uma marca de bebidas detox. Segundo a publicação, esta alga é rica em antioxidants, vitamina B12 e anti-inflamatórios, mesmo em pequenas quantidades, razão pela qual já é consumida há várias décadas por austronautas da NASA. A bebida que tem um sabor suave e completa as refeições mais…

Brasil tem quase 700 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde

Balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (18/7) pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem 677 casos confirmados de sarampo. Segundo a pasta, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até terça-feira (17/7), foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, e 2.529 permanecem em investigação. Roraima confirmou 216 casos da doença e 160 continuam em investigação. O ministério informou que, desde fevereiro, quando começaram a surgir os casos de sarampo, foram registradas…

Taxas de vacinação aumentam no mundo, mas caem no Brasil há 3 anos

O mundo registrou no ano passado um recorde de crianças vacinadas - 123 milhões, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 17, pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde, - uma alta que ocorre tanto por aumento da população quanto de cobertura vacinal. O Brasil, porém, caminha na contramão desse movimento, com queda na porcentagem de crianças vacinadas nos últimos três anos. Os números do Ministério da Saúde, que têm chamado a atenção do País, foram usados em sinal de alerta pelas organizações. É o caso da…

Casos de sarampo aumentam no mundo, alerta Organização Mundial da Saúde

Entre os quatro primeiros meses deste ano, foram registrados um aumento no número de casos de sarampo em todo o mundo. Foram 79.329 casos notificados contra 72.047 no mesmo período de 2017. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) O pico da doença foi registrado no mês de março, quando foram identificados 25.493 casos. A maior parte dos casos de sarampo registrados em 2018 foram identificados em países como Uganda e Nigéria, Venezuela, Iêmen,…

Mortalidade infantil sobe pela 1ª vez em 26 anos; dados têm relação com zika e crise no país

A mortalidade infantil teve seu primeiro aumento desde 1990, de acordo com pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. O vírus da zika e a crise econômica são apontadas pelo Ministério da Saúde como as causas do crescimento. Dados inéditos analisados pela publicação mostram que desde o começo da década de 1990 (dados de anos anteriores têm critérios diferentes) o país apresentava redução anual média de 4,9% da taxa de mortalidade. O número estava acima da média global de redução, estimada em 3,2% em relatório…

Surto de sarampo avança entre índios Yanomami em Roraima

A tribo dos índios da etnia Yanomami, na fronteira entre Brasil e Venezuela, em Roraima, vem enfrentando um surto de sarampo. Foram registrado 67 casos da doença até essa sexta-feira (13) entre os indígenas da região, segundo o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Iekuana (Dsei-Y). De acordo com o G1, com informações do Dsei-Y, as principais vítimas têm sido os índios venezuelanos sanumã - um subgrupo da etnia Yanomami - que vivem na região de Auaris, na Terra Indígena Yanomami. O primeiro caso…

Dengue já matou setenta e sete pessoas no Brasil em 2018

Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 77 pessoas morreram este ano no país após contraírem a dengue. Pelo menos outros 181 óbitos estão sendo investigados pela pasta como suspeitos. Ao todo, foram confirmados no país 148 casos de dengue grave e 1.736 casos da doença com sinais de alarme. No mesmo período de 2017, foram confirmados 208 casos de dengue grave e 2.245 casos com sinais de alarme, além de 115 óbitos pela doença. De acordo com o levantamento, em 2018, a Região Centro-Oeste…

Pela primeira vez, país terá política de ações de vigilância em saúde

Pela primeira vez, o Brasil terá um documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde, com definições claras de responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias. O Conselho Nacional de Saúde aprovou, por unanimidade, a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). A criação da política, de acordo com o Ministério da Saúde, é resultado de propostas apresentadas na Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, formuladas por acadêmicos,…

Doenças oculares dificultam renovação da CNH

Acidentes de trânsito são considerados um grave problema global de segurança e saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o número de pessoas que perdem a vida por esta causa vem crescendo. É o que revelam os relatórios do DPVAT, seguro social que cobre acidente no país. Só nos cinco primeiros meses deste ano foram mais de 100 pessoas/dia. Aumentou 7%, passando de 15,6 mil indenizações de janeiro a maio de 2017 para 16,7 mil este ano. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier,…