Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.
Navegando pela Categoria

Saúde

Sesab afasta mais de 160 médicos com duplo vínculo de trabalho

Uma varredura feita pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) afastou mais de 160 médicos que tinham duplo vínculo de trabalho com o estado, após decisão tomada mediante a um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Procuradoria Geral (PGE), unidades de saúde e entidades médicas. De acordo com informações da Sesab, os profissionais afastados eram concursados no sistema público estadual e possuíam vínculo com empresas que prestam serviço para o estado. Essa situação empregatícia é considerada ilegal. A…

Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz especialista

Rápido, barato e fácil de fazer. Quem nunca trocou uma refeição por um prato de macarrão instantâneo, o popular miojo? Inventado por Momofuku Ando com base no lâmen, a massa de macarrão japonesa, o alimento é bastante consumido por pessoas que não possuem paciência ou talento para cozinhar. O que poucos sabem é o perigo que ele representa… Na edição deste domingo (27) do Domingo Espetacular, a série Mitos e Verdades falou sobre comidas rápidas. E a nutricionista Mariana Ferri D’Ávila fez um alerta sobre os graves…

Candeias recebe feira de saúde e cidadania das Voluntárias Sociais da Bahia

A população de Candeias vai receber nos dias 6 e 7 de junho, das 8h às 17h, a Feira Cidadã, um grande evento de saúde e cidadania, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Candeias. A feira vai atender a todas as faixas-etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e tem como objetivo realizar campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, bem como orientar a comunidade sobre temas da área de saúde e levar serviços de cidadania,…

Candeias tem 5 bairros com alto índice de infestação de dengue

Os bairros do Centro, Dom Avelar, Malembá, Santo Antônio e São Francisco, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, têm apresentado, nos últimos meses, alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). No balanço, os cinco bairros apresentaram o Índice Geral de Infestação de 3,5, sendo que o aceitável é de 1. Os dados, notificados pela Sesau até o dia 21 de maio, apontam 254 casos de chikungunya, com uma morte; e 80 de dengue, com uma morte. O primeiro…

Prefeitura pede apoio à população para combater o mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta a toda a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor não só da dengue, mas também da febre amarela, zika vírus e chikungunya, devido ao número significativo de notificações das arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus e febre chikungunya e amarela). Candeias tem apresentado, nos últimos meses, alto…

Campanha de vacinação contra a gripe continua até dia 31

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) encerra na próxima sexta-feira (31), nos municípios da Região Metropolitana de Salvador. Equipes dos postos de saúde de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé estão disponíveis para que a população possa ser imunizada contra a gripe. O atendimento é das 8h às 16h, nas unidades básicas de saúde dos bairros e distritos de cada município. O público alvo da vacina é criança de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias. Além disso, serão…

Bahia tem redução de 89,3% em casos de H1N1

Um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que os casos da gripe H1N1 na Bahia regrediram em 89,3% em 2019. A informação é do Metro1. Foram registrados 24 casos, enquanto que no mesmo período de 2018, foram 225. Já segundo o Correio, apesar da diminuição no número total de casos, oito pessoas já morreram vítimas da Influenza na Bahia, todas em Salvador. A campanha nacional de vacinação contra a gripe ainda está em vigor e se encerra no próximo dia 31.

Levantamento aponta aumento do índice de infestação do Aedes Aegypti em Salvador

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) apontou um crescimento no índice de infestação de Aedes Aegypti nos últimos cinco meses. O percentual de infestação predial era de 1,9%, em janeiro, e passou para 2,7%, neste mês. As informações são do G1. A pesquisa aponta que, a cada 100 imóveis visitados por agentes do Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), cerca de três apresentaram focos do mosquito. O levantamento registrou ainda que o número de áreas de risco…

Candeias esta em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 indica que os municípios de Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé estão em situação de risco por surto de dengue, zika e chikungunya. O estudo, divulgado na última terça-feira (30 ), separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório. De acordo com o levantamento, os três municípios estão em estado de alerta para infestação das doenças. Apenas a cidade de Madre de Deus apresentou índice satisfatório…

Sesab registra 1ª morte provocada por H1N1; vítima era de Salvador

A Bahia registrou uma morte em decorrência do vírus Influenza A H1N1. O registro é o primeiro do ano no estado. A informação foi divulgada em boletim pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (29). A vítima morreu em Salvador, mas ainda não há detalhes sobre ela. As informações são do G1. O estado tem, no total, três ocorrências de Influenza, sendo uma do tipo A H1N1 e duas por Influenza B. A Sesab não detalhou se a vítima está incluída nesses três casos. Os dados são até a semana…