Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.
Navegando pela Categoria

Saúde

Mortalidade por Aids no Brasil caiu mais de 16%, afirma ministério

O número de pessoas diagnosticadas com o vírus da Aids no Brasil caiu 16% nos últimos seis anos, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27). A taxa foi de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes em 2012, para 18,3 em 2017, reduzindo 15,7%. De acordo com o relatório, a mortalidade pela doença também diminuiu 16,5%, passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 em 2017. O ministério atribui a melhora nos índices à ampliação do acesso aos testes e à…

Mais de 96% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25/11) que 96,6% das vagas do programa Mais Médicos foram preenchidas. Segundo o órgão, o site está estável e as inscrições seguem até 7 de dezembro. A apresentação dos profissionais aos municípios deve ocorrer imediatamente até 14 de dezembro. Até as 17h deste domingo havia 29.780 inscritos com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil, dos quais 20.767 foram efetivadas e 8.230 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na…

Sesab confirma dois casos de sarampo na Bahia

Dois casos de sarampo, em moradores no município de Ilhéus foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (23/11). De acordo com o comunicado oficial da secretaria, Um exame realizado pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), confirmou que os casos dos ilheenses são do tipo selvagem, mesmo genótipo que circula no estado do Amazonas e na Venezuela. Ainda segundo o comunicado, a Sesab recomenda aos municípios que seja feita a notificação imediata de todos os casos suspeitos que se…

Inscrições para o Mais Médicos são prorrogadas até 7 de dezembro

O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil que queiram participar da nova seleção do Programa Mais Médicos. Segundo a pasta, a medida foi tomada devido à instabilidade no site do programa causada por ataques cibernéticos, que foram identificadas desde o primeiro dia de inscrição. O prazo para as inscrições terminaria no próximo domingo (25/11). A prorrogação já havia sido anunciada mais cedo pelo ministro da Saúde,…

Estudos apontam que melatonina pode inibir crescimento de tumores

A melatonina é comumente conhecida como o hormônio do sono, responsável por regular o ciclo da atividade de repouso e vigília. Nos últimos anos, porém, pesquisadores demonstraram que essa substância também tem o poder de reduzir o crescimento de tumores e a proliferação das células cancerígenas. Por enquanto, os testes foram feitos em animais, então existe o alerta de que o tratamento em humanos ainda é incerto. Uma revisão científica sobre a atuação da melatonina na prevenção e tratamento do câncer apontou que o…

Uma em cada seis mulheres terá câncer em algum momento da vida

Na última década, os avanços no diagnóstico e tratamentos dos tumores femininos vêm distanciando o câncer do estigma de “sentença de morte”. No entanto, o cenário global ainda é preocupante: uma em cada seis mulheres terá algum tipo de câncer ao longo da vida¹, segundo dados do mais recente relatório da Agência Nacional de Pesquisa Contra o Câncer, vinculada à OMS, e que posiciona a doença como uma das principais causas de óbito em todo o mundo. Diante deste cenário, o mês do “Outubro Rosa” busca conscientizar sobre a…

Médicos cubanos deixarão o Brasil até o fim do ano; são mais de 8 mil profissionais

Com fim da participação de Cuba no Mais Médicos, municípios alertam que 28 milhões de pessoas poderão ficar sem assistência médica. Médicos cubanos voltarão para seu país antes da posse de Bolsonaro. A embaixada de Cuba em Brasília notificou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) nesta última quinta-feira (15/11) de que todos os profissionais de saúde cubanos que participam do programa Mais Médicos deixarão o país até o fim do ano, gerando alertas sobre a vulnerabilidade do atendimento médico em…

Cuba cancela parceria com Brasil no Mais Médicos; Bolsonaro é o motivo

O governo de Cuba anunciou, nesta quarta-feira (14), o fim de sua participação do programa Mais Médicos no Brasil. Em nota divulgada pelo Ministério da Saúde do país caribenho, a decisão é atribuída a questionamentos feitos pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), à qualificação dos médicos cubanos e à exigência de revalidação de diplomas no Brasil. + Onyx nega ter se beneficiado de repasse da JBS feito em 2012 Pelas regras do Mais Médicos, profissionais sem diploma revalidado só podem atuar nas unidades…

Paciente recebe prazo de 33 anos para fazer exame pelo SUS

O recepcionista Renato Guber, de Palhoça (SC), recebeu um prazo de 33 anos para fazer um exame de ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o G1. O órgão informou ao paciente que existem 1.080 pessoas na fila para a realização do exame e a espera pode durar até 12.150 dias. Diagnosticado em março de 2017 com uma fístula perianal (ferida no final do intestino e provoca dor e sangramento), Guber, de 38 anos, só conseguirá fazer o exame com 71 anos, pelo prazo dado. Dependendo da gravidade, o…

Novo cálculo de reajuste de planos de saúde será discutido nesta terça

Proposta de nova metodologia para reajuste anual de planos de saúde individuais e familiares será tema de audiência pública marcada para esta terça-feira (13/11), no Rio de Janeiro. O cálculo, já apreciado pela diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), teria como base a variação das despesas assistenciais e a inflação oficial, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No novo modelo, o reajuste deixaria de se basear exclusivamente na variação de despesas assistenciais (VDA), mas…