Navegando pela Categoria

Saúde

Variante delta já é dominante na Europa e deve predominar no mundo, diz OMS

Nesta sexta (23), a seção europeia da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o ECDC (centro de controle de doenças europeu), anunciaram que a variante delta, identificada primeiramente na Índia, se tornou dominante na Europa. A variante, cuja capacidade de contágio é o dobro da do Sars-Cov-2, "está se espalhando rapidamente pelo continente e já chegou a todos os países", relatou as entidades. De acordo com a vigilância sanitária em 19 países europeus com dados completos de sequenciamento genético, de 28 de junho a…

Mais de 58% do público-alvo no Brasil recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19

Mais de 130 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil, até esta sexta-feira (23/7), segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 93,6 milhões de pessoas receberam a 1ª dose - 58,5% do público-alvo definido pela pasta, de 160 milhões. Os números divulgados mostram ainda que 36,7 milhões de pessoas receberam a 2ª dose ou dose única contra a Covid-19. Até o início da noite, haviam sido distribuídas 164,4 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. PAINEL O Brasil acumula…

Vacinas contra a Covid-19 têm prazo de validade menor do que as outras

Por que poucos meses após a criação das vacinas contra a Covid já há lotes vencidos (e até casos de pessoas indevidamente vacinadas com doses expiradas)? É que, em comparação às vacinas mais tradicionais, os imunizantes contra a Covid têm, de fato, validades menores. Isso se explica pela urgência necessária com que foram feitos, pela novas tecnologias usadas e por datas de expiração conservadoras. Enquanto as vacinas contra a Covid aprovadas no Brasil têm prazos de validade que variam de 4,5 meses a 12 meses,…

Gestantes não devem receber vacinas diferentes contra Covid-19, recomenda Sesab

As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Segundo a Sesab essa recomendação deve ser seguida enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. A pasta também ressalta que se a primeira dose tiver…

Bahia tem redução de 1,3 mil casos ativos de Covid-19 em apenas 24 horas

A Bahia teve uma redução de aproximadamente 13% nos casos ativos de Covid-19 em apenas 24 horas. Segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (20/7), são 8.857 casos em acompanhamento, 1.323 a menos que o divulgado na segunda-feira (19). Também de acordo com a Sesab, nas últimas 24 horas foram registrados 654 novos casos da doença, totalizando, 1.175.267 desde o início da pandemia. Desse total, 1.141.106 são considerados recuperados. Já o número de óbitos no estado subiu para…

Lote com 211 mil doses de vacina chegam ao estado; secretário anuncia distribuição

A Bahia recebeu na madrugada de hoje (20) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. A remessa inclui 79.400 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca originário do consórcio Covax Facilitye 132.400 doses da CoronaVac. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez uma postagem no Twitter. Segundo ele, as doses – destinadas para a primeira e a segunda aplicações- já estão sendo enviadas ao interior. “Nossa logística na pista do aeroporto inicia a distribuição imediatamente para todo o estado”, escreveu. Ainda…

Covid-19: quase todos os pacientes infectados com variante Delta na cidade do Rio tiveram sintomas de gripe

A Secretaria municipal de Saúde detalhou ao GLOBO o perfil e o estado de saúde dos 23 pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para a infecção pela variante Delta do coronavírus. Todos tiveram sintomas de Covid-19. Contudo, 22 dos infectados tiveram síndrome gripal — o outro teve síndrome respiratória aguda grave. Covid-19: Velocidade de transmissão da variante Delta no Rio traz preocupação sobre quarta onda de casos, alerta pesquisadora De acordo com o manual de manejo clínico do Sistema Único de Saúde,…

Anvisa autoriza estudos sobre 3ª dose da AstraZeneca e uso da proxalutamida

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta 2ª feira (19.jul.2021) 2 novos estudos clínicos relacionados à covid-19. O 1º é de uma 3ª dose da vacina da AstraZeneca e o 2º é o uso do medicamento proxalutamida na redução da infecção e do processo inflamatório causado pela doença. A possível 3ª dose da AstraZeneca será com a mesma versão da vacina que já está sendo aplicada em todo o mundo. O estudo é para verificar a segurança e eficácia de uma 3ª dose de 11 a 13 meses depois da 2ª dose. O…

Bahia recebe 280.750 doses de vacina da Oxford/AstraZeneca

Bahia recebeu um lote com 280.750 doses de vacinas contra Covid-19. A carga, toda de imunizantes da Oxford/AstraZeneca, chegou ao aeroporto de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (16). Toda a remessa será destinada para a primeira aplicação. As vacinas devem começar a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas,…

Prefeitura de Candeias vacina pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou na manhã da última quarta-feira (07), vacinação contra a Covid-19, para pessoas em situação de rua no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), e entregou Kit’s Inverno com cobertores e colchonetes para esta população. O SEDAS, também realiza mensalmente a entrega de Kit’s de higiene sendo feminino ou masculino contendo, sabonete, desodorante, creme dental, escova de dente,…
Secured By miniOrange