Após 13 dias, trabalhadores da Petrobras na Bahia suspendem greve

Por Redação
3 Min

Suspensão do movimento foi indicação da Federação Única dos Petroleiros.
Trabalhadoes baianos se reuniram em assembleia na sexta-feira (13).

petrobras

Os trabalhadores da Petrobras na Bahia decidiram suspender a greve da categoria, iniciada nacionalmente no dia 1º de novembro, e retomaram as atividades na manhã deste sábado (14), segundo informou o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-BA), Deyvid Bacelar.

A decisão por suspender a paralisação foi tomada após assembleia que durou quase cinco horas, realizada no bairro do Itaigara, em Salvador, na sexta-feira (13). Foram 123 votos a favor da suspensão da greve, 65 contra e 01 abstenção.

O retorno aos trabalhos foi um indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 12 sindicatos, após a Petrobras fazer a última proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2015, na quarta-feira (11). Os petroleiros, no entanto, afirmam que vão manter o estado de greve até que todas as reivindicações sejam atendidas. Durante a greve, em torno de 80% dos funcionários da companhia pararam no estado, conforme o sindicato.

Dentre as demandas da FUP estão a reposição de empregados por meio de concurso público, reformulações da política e gestão de segurança, meio ambiente e saúde, continuidade de grandes obras da companhia e a revisão do plano de desinvestimentos da companhia.

Continua depois da Promoção

"Houve aprovação da última proposta da empresa, que garantiu criação de grupo detalhado técnico para discutire plano de investimento, plano de desinvestimentos e financiamento. Nessa proposta também ficou acordado avanços no tema de SMS [meio ambiente e saúde]. A empresa ficou de desenvolver em 60 dias um relatorio e encaminhar ao governo federal", disse", disse Bacelar.

"Caso nao haja avanços com relação aos temas que ficaram para ser tratados em prazo de 60 dias poderemos voltar a paralisar as atividades a qualquer momento. O estado de greve significa então que nós suspendemos a greve e não que a finalizamos", destacou.

Em nota, a Petrobrás informou que propôs um reajuste de 9,53% nas tabelas salariais e em outras parcelas remuneratórias e disse que a proposta para o acordo coletivo mantém os benefícios e vantagens que fazem parte do acordo vigente.

A companhia disse que também se comprometeu a criar um grupo técnico, com representantes da Petrobras e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos, para elaborar um relatório sobre itens constantes na Pauta pelo Brasil da FUP e que o grupo deverá elaborar um relatório para análise da direção da empresa.

Segundo a empresa, "Essa é a proposta definitiva da companhia e traduz o empenho máximo para atender às reivindicações dos empregados e seus representantes".

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -