Projeto social em Lauro de Freitas com 80 vagas para crianças

Por Redação
8 Min

**Escolinha da Tia Dori oferece educação infantil gratuita em Vida Nova**

Em Lauro de Freitas, Bahia, um movimento de solidariedade está ganhando destaque. A Escolinha Tia Dori, um projeto social do Grupo Perfil de Educação (GPE), está dando um importante passo em direção à transformação na comunidade de Vida Nova. A inauguração da Escolinha Tia Dori ocorreu em 09 de março, em Lauro de Freitas, Bahia.

O evento foi marcante, trazendo esperança e oportunidades para a comunidade de Vida Nova. A escola oferece educação gratuita, atendendo à Educação Infantil, do Grupo 02 ao Grupo 05, como parte do objetivo do GPE de disponibilizar, nos próximos 10 anos, cerca de 5.000 vagas na educação básica para pessoas carentes em comunidades da Bahia.

A história por trás desse projeto é repleta de amor e dedicação. Dona Rita, fundadora do Projeto Estrela da Manhã, que há décadas contribui para o desenvolvimento da comunidade, expressa a relevância desta iniciativa com muita emoção: “O intuito é começarmos a devolver à sociedade tudo que conquistamos para mudarmos a realidade da educação em nossa cidade e na Bahia. O sentimento de amor e gratidão é muito grande. Estou flutuando, porque eu vivo cheia de energia de amor para que eu possa passar para essas crianças e fazer com que elas não passem pelo que passei.”

Sua filha, **Iasmin Santana**, também segue os passos da mãe, e a viu ajudando crianças desde sempre: “Cresci vendo o trabalho de minha mãe, o propósito dela em ajudar as crianças de nossa comunidade a vontade de não deixar nenhuma delas passar pelo que passou na infância, o amor dela e a força de ajudar o outro me faz todos os dias acordar com o mesmo propósito me faz querer lutar também pelo outro, que muitas vezes nossas dores são mininas comparada a dor do outro o Estrela da Manhã hoje atende em nossa comunidade 450 crianças e adolescentes. Em janeiro começamos outro sonho: a Escolinha Tia Dori com parceria do Grupo Perfil de Educação, este sonho me inspira muito pois a educação é transformadora, é um sonho ainda pequenininho com 15 dias de inaugurado mas que vai transformar a vida de muitas crianças”, afirma.

A Gincana do Colégio Perfil, realizada pela Oxente Gincanas, é um exemplo incrível desse espírito comunitário. Uma das tarefas desolvidas foi focada em arrecadar material escolar e de limpeza para a Escolinha Tia Dori. Foram mais de 7.000 materiais escolares arrecadados em doação. No entanto, apesar da importância dessas doações, ainda existem vagas não preenchidas, mostrando a urgência de maior envolvimento da comunidade. Quanto maior for a participação, mais materiais serão arrecadados, beneficiando não apenas com o material escolar, mas também com itens de limpeza, tão necessários para a manutenção da escola.

A Escolinha Tia Dori representa um marco nesse caminho de transformação. O Projeto Estrela da Manhã, além de incentivar a educação, o esporte, a arte e a cultura, também distribui quentinhas solidárias para moradores de rua e alcoólatras em extrema situação de vulnerabilidade, totalizando 1.500 por mês. Mais de 1500 pessoas são beneficiadas com as ações e campanhas realizadas pelo Projeto todos os meses.

**Matheus Maia**, Diretor de Marketing e Comercial, se sente privilegiado por fazer parte desse projeto tão especial que vem ajudando milhares de famílias: “É incrivelmente gratificante avançar com determinação em direção a um propósito tão alinhado com minha essência.Participar da construção de uma escola totalmente gratuita, ainda mais dentro de nossa cidade, me enche de satisfação e reforça a sensação de que estamos no caminho certo! O Grupo Perfil de Educação nos desafia a manifestar o melhor de nós mesmos, causando um impacto tão positivo que se estende alcançando toda a comunidade.Este foi um passo inicial em direção ao nosso BHAG, o compromisso é claro: queremos disponibilizar 5.000 vagas totalmente gratuita para a comunidade ter acesso a educação básica nos próximo 10 anos e para isso buscamos pessoas que compartilhem desse mesmo propósito para nos acompanhar nessa jornada. A Escolinha Tia Dori é o ponto de partida, precisamos de cada um para ir ainda mais longe.”

A iniciativa foca na capacitação e transformação das pessoas, oferecendo condições para que elas alcancem seus objetivos, não apenas no assistencialismo. **Tatiana Garcez**, Diretora da Escola Villa Criar, afirma que é uma honra poder assistencializar tantas crianças: “É uma honra fazer parte desse projeto que se concretiza oferecendo inicialmente 80 vagas para a educação básica de forma cem por cento gratuita. Foi um compromisso firmado do Grupo Perfil de Educação do qual a nossa escola faz parte e poder fazer a interlocução entre estes dois projetos é muito gratificante e profundamente significativo, sinto que o meu propósito de vida é o de me dedicar às infâncias e à educação”, afirma.

O propósito do GPE é cuidar e incentivar crianças e adolescentes a se desenvolverem de forma saudável e sustentável nas diversas áreas do conhecimento. A inauguração da escola representa não apenas a abertura de uma escola, mas a oportunidade de transformação e esperança para as crianças de Vida Nova, Lauro de Freitas. A iniciativa mostra que, com amor, dedicação e educação, é possível construir um futuro melhor para todos.

*Por detrás do projeto:*

A inspiração por detrás do projeto é tão tocante quanto sua realização. A vontade de proporcionar às crianças o que não teve impulsionou Dona Rita a criar o Projeto Estrela da Manhã. Sua trajetória começou com a perda da mãe aos 5 anos e foi marcada por abusos e dificuldades. Mesmo enfrentando desafios nas ruas, ela encontrou apoio em pessoas que a ajudaram a aprender crochê, o que se tornou uma oportunidade para mudar sua vida. Após passar por situações difíceis, como a perda de um emprego por acidente, Rita usou um dinheiro extra recebido para comprar brinquedos para crianças carentes em 1992.

Esse gesto chamou a atenção de Dori, uma mulher com câncer, e seu esposo, Edson, que apoiaram a causa e contribuíram para eventos beneficentes para as crianças. Antes de falecer, Dori deixou uma casa própria para Rita, reconhecendo seu trabalho dedicado às crianças da comunidade. Assim, nasceu o Projeto Estrela da Manhã, que hoje atende cerca de 450 crianças e adolescentes, mantendo viva a memória e o legado de amor e solidariedade de Dori e Dona Rita.

Compartilhe Isso
- Advertisement -