Premiação “Caminhos para a Cidadania” é concedida a educadores de Lauro de Freitas

Por Redação
3 Min

Educadores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foram premiados com o Prêmio “Caminhos para a Cidadania 2023”, promovido pela CCR, por seus projetos inovadores que promovem a cidadania e o desenvolvimento das comunidades. Dois projetos se destacaram entre os vencedores.

A professora de história e cultura, Gildete Melo, da Escola Municipal Tenente Gustavo, no Parque São Paulo, foi uma das premiadas. Seu projeto intitulado “Memórias Brincantes – Resgatando trajetórias ancestrais” tem como objetivo principal trazer uma educação afrocentrada, focada na história local da comunidade remanescente de quilombo. Gildete explicou que ao longo dos anos as comunidades tradicionais sofreram diversas violências, incluindo o apagamento da cultura, língua, memória e história. O projeto visa resgatar essas memórias e construir um futuro melhor para todos os envolvidos.

Outro projeto premiado foi o desenvolvido pelo professor Luciano Oliveira e o educador Elton Nascimento, da Escola Municipal de Barro Duro. Eles foram reconhecidos por transformar as salas de aula por meio da educação audiovisual, criando filmes, programas de entrevistas, reportagens, vídeo aulas, podcasts e minisséries com a participação ativa dos alunos e da comunidade escolar.

Luciano compartilhou como a ideia do projeto surgiu e como ele evoluiu ao longo dos anos. Desde 2015, eles têm trabalhado juntos para integrar as técnicas do audiovisual à educação, proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes. O reconhecimento nacional recebido após quase uma década de dedicação ao projeto trouxe uma grande emoção e satisfação para a equipe, demonstrando que estão no caminho certo para fazer a diferença na vida dos alunos, suas famílias e amigos.

Além do reconhecimento financeiro de R$30 mil para as escolas, os vencedores foram homenageados em um evento especial realizado em São Paulo. Eles também receberam um notebook como parte do prêmio, destacando a importância e relevância dos projetos premiados no contexto educacional atual.

Essas iniciativas exemplares demonstram o comprometimento e a criatividade dos educadores da rede municipal de Lauro de Freitas em promover uma educação de qualidade, inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral dos alunos e comunidades atendidas. Os projetos premiados servem de inspiração para outras escolas e educadores que buscam inovar e transformar a educação em benefício de todos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -