
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai entregar nesta quarta-feira (11) ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação legal contra os cortes no Programa Bolsa Família. Durante o “Papo Correria”, transmissão ao vivo em suas redes sociais que o governador faz às terças-feiras, o petista disse que há um desrespeito com os mais pobres das regiões Norte e Nordeste.
“Este comportamento [do governo federal] é ilegal, absurdo e,diria, imoral e desrespeitoso com as famílias mais pobres das regiões Norte e Nordeste o Brasil”, disse.
Rui, que preside o Consórcio Nordeste, afirmou que a representação tem como objetivo fazer com que as pessoas sejam cadastradas normalmente. “Todos acompanharam esse absurdo, esse verdadeiro escandaloso do governo federal, que está cortando e não cadastrando as pessoas pobres do Norte e Nordeste que precisam do Bolsa Família para sobreviver”, declarou.
Segundo um levantamento do jornal Folha de São Paulo, o governo Bolsonaro congelou o programa nas regiões mais carentes do Brasil. De acordo com dados oficiais, uma em cada três cidades mais pobres do país não teve novos auxílios liberados nos últimos cinco meses.