Abertura da Semana da Diversidade da SJDHDS reforça respeito à vida de LGBTs

Por Redação
4 Min
Foto: ascom

Manifestações em defesa e respeito à vida de lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis marcaram a abertura da Semana da Diversidade, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). O evento, realizado pela Coordenação de Políticas LGBT, aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), na entrada da SJDHDS, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Continua depois da Promoção

“A cada 16 horas no Brasil, uma LGBT é assassinada e tem sua identidade negada. Precisamos reverter essa realidade tão cheia de ódio. Para este ano, a Semana da Diversidade abraçou o tema ‘Educação, tudo começa aqui!’, porque é a partir da educação que vamos mudar o conceito que a sociedade tem sobre nós”, pontuou Gabriel Teixeira, coordenador de Políticas LGBT da SJDHDS, reforçando, ainda, a importância do trabalho conjunto entre as diversas pautas de Direitos Humanos.

Dezenas de pessoas participaram do ato, segurando balões coloridos em representação à bandeira LGBT, e assistiram à performance da dançarina, Gadriela Brito, que convidou o público a refletir sobre a necessidade de se acolher as diferenças.

Segundo Cida Tripodi, membro do Conselho Estadual LGBT, a garantia dos direitos da população LGBT deve ser uma luta de todos. “A gente precisa respeitar os Direitos Humanos mais do que nunca, senão voltaremos à barbárie. Independentemente da nossa orientação sexual, precisamos entender que as diversidades e diferenças existem”, afirmou.

Continua depois da Promoção

A Semana da Diversidade 2019 prevê uma série de ações em ambientes educacionais, espaços considerados decisivos para o processo de transformação das realidades de pessoas LGBTQI+. A programação continua nesta segunda-feira (16), às 19h, com o diálogo focado nos acessos educacionais do público na Educação Básica, durante o Seminário: “Educação, tudo começa aqui!”, que acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Na terça-feira (17), a Semana promove o Seminário: “Identidade LGBT: Acolhimento na Educação”, no município de Valença, das 9h às 17h, em dois locais: no Centro Cultural Olívia Barradas Carneiro e no Colégio Estadual João Leonardo da Silva.

Confira a programação completa:

16/09 (19h) Seminário: “Educação, tudo começa aqui!”
Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira – Nazaré, Salvador

17/09 (9h às 17h) Seminário Regional no Baixo Sul: “Identidade LGBT: Acolhimento na Educação”
(9h às 12h) Centro Cultural Olívia Barradas Carneiro – Valença (BA)
(14h às 17h) Colégio Estadual João Leonardo da Silva – Valença (BA)

18/09 (16h às 18h) Tarde das Pretas Convida
Casarão da Diversidade – Centro, Salvador

Diálogo: “Prevenção ao suicídio, o que temos?”
(11h) UNIRUY – Campus Costa Azul – Salvador
(18h30) UNIFACS – Campus Paralela – Salvador
(19h) UNINASSAU – Campus Pituba – Salvador

19/09 (19h) Ato Interreligioso: Paz na Diversidade
Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe – Curuzu, Salvador

20/09 (9h) Café com Afeto: Diversidades
Casarão da Diversidade – Centro, Salvador

(14h) Oficina LGBTQI+: A Diversidade pede licença para VIVER
CRDH/Uneb – Pelourinho, Salvador

21/09 (10h) Jogos da Diversidade
Quadra esportiva da UFBA – Ondina, Salvador

Fotos: Ítalo Oliveira | Ascom SJDHDS

Compartilhe Isso
- Advertisement -