Rodrigo Pacheco assume Presidência da República nesta sexta-feira (6)

0
FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumiu interinamente, nesta sexta-feira (6), a Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre agenda no exterior.

Conforme a legislação, o chefe do Senado é o terceiro na linha sucessória do Palácio do Planalto e deve assumir o comando do Executivo federal nas ausências do presidente, vice e do presidente da Câmara.

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), também está em viagem ao exterior, mas não poderia assumir o cargo, pois pretende disputar as eleições deste ano. O mesmo vale para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que também terá compromisso no exterior.

Pacheco chegou a anunciar sua intenção de concorrer à Presidência da República, mas desistiu da candidatura ainda em março deste ano.

A lei eleitoral diz que presidente, governadores e prefeitos podem tentar a reeleição para seus respectivos cargos apenas uma vez. Caso queiram disputar outro cargo, devem renunciar até seis meses antes das eleições.

Bolsonaro cumpre agenda em Gergetown, na Guiana, na manhã desta sexta e deve retornar ainda hoje ao Brasil, reassumindo o cargo. Já Mourão cumpre agenda no Uruguai e deve retornar na quinta-feira. Arthur Lira terá um compromisso nos Estados Unidos e deve embarca para o país ainda hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.