TRE-BA fecha parceria com a Fieb para levar atendimento ao eleitorado baiano

Por Redação
3 Min

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) firmou, na manhã desta segunda-feira (14/2), uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para otimizar o atendimento aos eleitores baianos, tendo em vista o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em 4 de maio. O presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Frank, e o presidente da Fieb, Ricardo Alban, assinaram o Termo de Cooperação Técnica oficializando o acordo entre ambas as instituições.

Continua depois da Promoção

A parceria prevê a entrega de dois caminhões do TRE-BA à FIEB. Os carros serão customizados gratuitamente pela Federação de forma que possibilite o atendimento itinerante. A iniciativa irá contribuir para que os serviços da Justiça Eleitoral cheguem de forma mais efetiva aos excluídos digitais, ou seja, aquele eleitor que precisa realizar o alistamento eleitoral ou regularizar o título mas não tem acesso a equipamentos eletrônicos como computador, smartphone e rede de internet.

A iniciativa do TRE-BA segue alinhada à instrução normativa do Conselho Nacional de Justiça, sobre a necessidade de atender excluídos digitais ainda em cenário de pandemia de Covid-19. “A parceria com a Fieb trará sensível ajuda para aqueles que, infelizmente, não têm acesso aos serviços que o TRE-BA já disponibiliza de forma online e que poderão, assim, regularizar a situação para o pleito de 2022”, afirmou o presidente Roberto Frank.

Atendimento itinerante

Continua depois da Promoção

Os caminhões do TRE-BA que serão utilizados para o atendimento itinerante terão todos os sistemas e ferramentas utilizados nos cartórios eleitorais, para que os títulos sejam gerados ou regularizados sem aglomerações. Para Alban, presidente da Fieb, a parceria reforça o compromisso da instituição de desenvolvimento econômico e social na democracia. “Estamos de mãos dadas para colaborar e estimular a população a regularizar a sua situação eleitoral e garantir o exercício da prática democrática”, declarou.

Ao fim da assinatura do termo, o presidente Roberto Frank levou o presidente Ricardo Alban e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), Rodrigo Alves, para uma visita ao Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. Ampliado recentemente e com alcance para todos os 417 municípios baianos, o NAVE vem atuando em apoio às zonas eleitorais na prestação de serviços eleitorais pela internet.

Compartilhe Isso
- Advertisement -