Apoio à pena de morte bate recorde no Brasil, diz pesquisa Datafolha

Por Redação
3 Min

Apoio à pena de morte bate recorde no Brasil, diz pesquisa Datafolha
Nos últimos nove anos, o apoio da população à aplicação da pena de morte no Brasil cresceu. É o que revelou uam pesquisa Datafolha. No último levantamento, 57% dos entrevistados se disseram favoráveis à adoção da pena de morte. Já em 2008, eram 47%.

Continua depois da Promoção

Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", o resultado da pesquisa corresponde a um recorde numérico desde que o estudo passou a ser realizado pelo instituto, em 1991. No entanto, em percentuais, empata na margem de erro –de dois pontos percentuais, para mais ou para menos– com 1993 e 2007, quando 55% dos entrevistados se disseram favoráveis à punição.

A pena de morte não é aplicada no país, mas está prevista no inciso 47 do artigo 5º da Constituição somente em período de guerra declarada. A última em que o país entrou foi a Segunda Guerra Mundial.

DETALHES DA PESQUISA

Continua depois da Promoção

Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.765 brasileiros em 192 municípios nos dias 29 e 30 de novembro do ano passado. 39% da população se disseram contrários à punição, 1% se declarou indiferente e outros 3% não souberam responder.

De acordo com o levantamento, o apoio à pena de morte é maior entre os mais pobres. Entre os que têm renda mensal de até cinco salários mínimos (R$ 4.770), o apoio é de 58%. Entre quem ganha na faixa dos cinco a dez salários (R$ 9.540), 51% se disse a favor dessa punição. Já na parcela mais rica, 42% concorda com a pena de morte.

Mulheres apoiam menos a punição capital. Elas são 54%, ante 60% dos homens. Já em relação à idade, a faixa etária que mais apoia a execução de condenados é a de 25 a 34 anos, em que 61% se disseram favoráveis à proposta.

Quando o assunto é religiosidade, os ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, sendo que 46% se declararam favoráveis. Entre os evangélicos, 50% são favoráveis, contra 45% contrários (4% não souberam responder e 1% se disse indiferente). Os católicos são o que mais defendem a punição: 63% são favoráveis, ante 34% contrários.

Compartilhe Isso
- Advertisement -