Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência visita Centro Bahiano de Equoterapia

Por Redação
4 Min

No Dia Nacional da Equoterapia, comemorado nesta quarta-feia (09), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Bahia, deputado Angelo Almeida (PSB), conheceu uma instituição que há 25 anos vem realizando um trabalho pioneiro no Estado: a terapia com cavalos, que auxilia no tratamento de crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla, autismo, distúrbio do déficit de atenção e outras doenças.

A Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE), cuja sede funciona no Esquadrão de Polícia Montada, no bairro de Itapuã, atende 131 crianças por mês e tem cerca de 2,5 mil pessoas de várias cidades da Bahia na lista de espera. “É uma satisfação enorme receber o deputado, que está trabalhando na linha da pessoa com deficiência e a quem queremos ter como grande aliado, um porta-voz da nossa luta”, afirmou a presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães Brito. Ela explicou que a equoterapia na Bahia iniciou na Cavalaria da Polícia Militar e, hoje, a ABAE também tem parceria com o 19º BC (Batalhão de Caçadores) do Exército na descentralização dos serviços.

Luta – Uma das principais demandas apresentadas por Maria Cristina à Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência foi a necessidade de uma pista coberta que, quando construída, irá ampliar os atendimentos que ficam inviabilizados em dias chuvosos. “Nós estamos batalhando há muito tempo também pela instalação de um centro baiano de equoterapia no interior do Estado, pois a nossa demanda é grande e muitas famílias não conseguem vir do interior”, reforçou. A visita foi acompanhada por pais e crianças assistidas pelo Centro de Especialização de Prevenção e Reabilitação (Cepre), anexo da Apae de Feira de Santana, que estiveram pela primeira vez na ABAE acompanhados pela fisioterapeuta Aline Fernandes e pela psicóloga Renata Rodriguez.

O médico veterinário, Capitão PM Sardinha, reforçou que existe uma dificuldade na aquisição dos cavalos, uma vez, que os animais comprados pela Polícia Militar são usados estritamente no policiamento. Também é preciso que o animal tenha idade, altura apropriada e seja dócil para participar das atividades lúdicas. “Na equoterapia o cavalo é específico para esta atividade. O trabalho da ABAE é realizado em parceria com a PM, que cede o espaço, os animais e alimentação dos mesmos, além de prestar apoio veterinário e disponibilizar os guias e equitadores, que são profissionais treinados para lidar com os cavalos”, explicou.

Continua depois da Promoção

Na avaliação do deputado Angelo Almeida essa foi uma oportunidade muito gratificante de, enquanto presidente da Frente Parlamentar, conhecer o trabalho da ABAE que, com muita seriedade, vem atendendo milhares de baianos ao longo desses 25 anos de existência. “As demandas apresentadas serão transmitidas aos demais deputados que compõem o coletivo formado na Assembleia Legislativa para discutirmos como faremos a interlocução com o governo do Estado. Também irei solicitar da senadora Lídice da Mata, militante legítima da causa da pessoa com deficiência, que destine um percentual da emenda parlamentar para construção da pista coberta”, afirmou. O deputado também adiantou que no mês de setembro será realizada uma sessão especial sobre a equoterapia, tendo a ABAE e o Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar como homenageados.

Compartilhe Isso
- Advertisement -