Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

STF deve decidir sobre progressão de regime do ex-presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert

A decisão sobre a progressão de regime do ex-presidente Lula é do Supremo Tribunal Federal (STF). A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do patista informou ao ministro Edson Fachin. Lula já cumpriu um sexto da pena de 8 anos e dez meses de prisão, tendo direito a deixar a prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e ir para o semiaberto.

A magistrada informou oficialmente a Fachin, relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo, sobre sua decisão nesta segunda-feira (4). No ofício, ela diz que Lula preenche “os requisitos para a progressão ao regime semiaberto”.

Consta ainda no documento que Lula continua na prisão até que o STF tome uma decisão sobre o petista. Ela argumenta ainda que sua posição é “em respeito à decisão” da Corte, que em agosto, suspendeu a transferência do petista para um presídio em Tremembé (SP).

Na época, o STF decidiu que a proibição da transferência de Curitiba para o interior de São Paulo teria validade até que a Segunda Turma do STF avalie um recurso em que a defesa de Lula alega a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL).

Na ação, a defesa de Lula questiona o fato de Moro ter trocado o cargo de magistrado por uma posição no governo – tal julgamento pode levar à anulação completa do processo do tríplex, que levou Lula à prisão. O recurso está protocolado há exatamente um ano, ainda não foi julgado pela Turma, formada por Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Mendes pediu vista em dezembro do ano passado, Fachin e Cármen haviam votado contra o recurso.

  1. Henrique Wolf
    Henrique Wolf Diz

    Kkkk esse bandidão tá só esperando a dilmanta….

  2. Henrique Wolf
    Henrique Wolf Diz

    Bota no regime perpétuo.k

    1. Valtemberg Tavares de Sena
      Valtemberg Tavares de Sena Diz

      Henrique Wolf kkkkkkkk

    2. Gilvan Araujo
      Gilvan Araujo Diz

      Henrique Wolf perpétua pra vocês ficar mais tranquilo né porque Lula Livre é sofrimento pra vcs que voto no Bozo

  3. Bruno Cassiano
    Bruno Cassiano Diz

    Tem q ir pra presídio comum, ladrão safado

  4. Gilvan Araujo
    Gilvan Araujo Diz

    Todos vcs Sabem que Bolsonaro ganhou as eleições porque Lula tava preso o bom seria se Lula estivesse solto pra concorrer aí se bolsonaro tivesse ganhado aí sim eu fazia como vocês apoiaria essa merda que aí está

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.