A saúde pública da Bahia vive um momento marcante com a formalização de uma parceria que possibilitará a produção, em solo baiano, de quatro medicamentos de alta tecnologia e complexidade, incluindo o Nivolumabe e o Pertuzumabe, essenciais no tratamento contra o câncer. A assinatura deste acordo ocorreu neste sábado (21), em Nova Délhi, na Índia, durante uma agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A colaboração firmada com gigantes do setor, como Biocon e Dr. Reddys (Índia), juntamente com a Bionovis (Brasil), permitirá a transferência de tecnologia para o desenvolvimento do que há de mais avançado na medicina, fortalecendo a produção nacional. Essa iniciativa visa ampliar o acesso da população a tratamentos de ponta oferecidos pelo SUS, especialmente na área de oncologia, ao mesmo tempo que gera mais empregos e renda para o estado da Bahia.
“Participei da assinatura dos contratos com as empresas que financiarão, apoiarão e investirão na produção de medicamentos em parceria com a Bahiafarma. Este é um momento extremamente relevante para a Bahia. Este espaço também se apresenta como uma oportunidade para que empresários indianos considerem investir no nosso estado”, enfatizou o governador.
A missão faz parte de um esforço mais amplo de reindustrialização da saúde no Brasil, com o envolvimento da Bahiafarma e parcerias estratégicas para diminuir a dependência de insumos externos. “Produzir mais em nosso país, expandir o acesso à inovação e fortalecer o SUS são os resultados de um planejamento cuidadoso, parcerias institucionais e um compromisso com uma saúde pública mais tecnológica e acessível a todos”, declarou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Conforme explicou a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, entre os acordos estabelecidos, “destaca-se a transferência de tecnologia para um medicamento destinado ao câncer de mama, além de um protocolo para o Nivolumab, indicado para diversos tipos de câncer, incluindo mieloma e câncer de pulmão”.
Fórum Índia-Brasil
A cerimônia que oficializou a produção dos medicamentos ocorreu durante o Fórum Empresarial Índia-Brasil 2026, evento que contou com a presença de autoridades brasileiras e indianas, líderes do setor empresarial e representantes de áreas estratégicas. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento visa debater desafios globais e explorar oportunidades de investimento, promovendo reuniões bilaterais e apresentações sobre áreas-chave para cooperação entre os dois países.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, relacionou a parceria assinada neste sábado ao fortalecimento da economia nacional e estadual. “O governador Jerônimo está formalizando acordos e viabilizando investimentos da Índia na Bahia, o que é extremamente significativo. Agora, as oportunidades são amplas para diversos setores da economia brasileira, sobretudo da Bahia”, concluiu.

