Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Prefeito anuncia homenagens em memória à vida de Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes

Gestor anunciou hoje (09) a instalação de um monumento em sua homenagem para receber o depósito de suas cinzas e a mudança do nome do posto médico para lhe homenagear.

Foto: Candeias MIx

O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, decretou luto oficial de três dias em todo o município na sexta-feira passada (06), em sinal de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes, que esteve à frente do governo municipal entre os anos 1958 e 1962. O médico faleceu na quinta (05) aos 93 anos, no Hospital da Bahia após o enfrentamento de um Câncer. Nesta segunda (09) o prefeito anunciou inúmeras homenagens que serão concedidas ao ex-prefeito.

O ex-prefeito chegou à cidade em 1956 como médico do Estado, para trabalhar no posto de saúde e se tornou o primeiro prefeito, após a emancipação politica do município. Entre seus feitos, Dr. Gualberto foi quem aboliu o antigo largo da feira, para a construção da arborizada Praça da Independência, que mais tarde em homenagem feita pelo então prefeito Antônio Paterson de Melo Pereira, passou a se chamar Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, a praça principal da cidade.

O Médico em 2018 ao participar da solenidade de Aniversário da Cidade, solicitou ao prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina que após a sua morte, as suas cinzas fossem guardadas na cidade, na Praça que leva o seu nome. “Eu fiz um pedido ao prefeito, que permita que tragam as minhas cinzas para colocar em Candeias. Eu tenho um túmulo próprio em Salvador, no Campo Santo, porque sou descendente de uma família importante, meus avós eram barões, mas eu prefiro Candeias a qualquer outro lugar”, disse em vida Dr. Gualberto.

O prefeito Dr. Pitágoras afirmou que realizará o desejo do ex prefeito, diante da comoção e da sua ligação com todos os candeenses, e irá criar um monumento em sua homenagem a ser instalado na praça que leva o seu nome, onde será também depositado as suas cinzas. “É minha obrigação atender esse pleito de Dr. Gualberto. Ele dedicou sua vida a cuidar do povo de nossa cidade. Muito além da política, Dr. Gualberto foi um amigo do povo de Candeias, um exemplo de dedicação, humildade, seriedade e serenidade” concluiu.

O gestor também anunciou hoje que enviará para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei para alterar o nome do Posto Médico Luís Viana Filho para Posto Médico Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes em sua homenagem. “Ele foi o grande médico do povo de Candeias, tão comprometido com esse povo a ponto de ter doado o terreno onde foi construído o Posto Médico Luís Viana. Nada mais justo neste momento do que homenagear para sempre este homem que tanto amou Candeias e dedicou a sua vida em nome da medicina e de nossa cidade” afirmou.

O ex-prefeito Dr. Gualberto deixou também em sua marca a criação do Mercado Municipal, a atual Casa da Cultura, na Rua 13 de Maio, que abrigou a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, a Coletoria Estadual e a 1ª Comarca do município. O Decreto de luto de nº 071/2019 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.