O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra em uma situação de empate técnico em simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Meio Ideia nesta quarta-feira (4). A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, permitindo uma variação para mais ou para menos.
Nos cenários analisados, Lula lidera levemente contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 45,8% das intenções de voto, enquanto o parlamentar atinge 41,1%. Em uma possível disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista marca 44,7%, em comparação com 42,2% do oponente. Em um embate com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula apresenta 45% de intenções, enquanto Michelle contabiliza 40,7%. Em todos esses cenários, as diferenças estão dentro da margem de erro estabelecida.
Em uma rodada anterior da mesma pesquisa, realizada em janeiro, Lula já havia demonstrado vantagem sobre Michelle e Flávio, e apenas empatara com Tarcísio. Em outros possíveis cenários de segundo turno, o presidente Lula também se destaca em relação a candidatos como Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (PSD-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD), além de nomes como Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC).
Nas simulações de primeiro turno, Lula continua a ser o candidato mais forte em todas as situações testadas. Em um dos cenários, ele obtém 38,7% contra 35,3% do senador Flávio Bolsonaro, o que também se caracteriza como um empate técnico. Em outra configuração, onde Flávio e Ratinho Jr. aparecem como adversários, Lula alcança 39,5%, enquanto Flávio e o governador paranaense marcam 32% e 8,8%, respectivamente. Quando o principal concorrente é Tarcísio, Lula registra 40%, ante 35% do governador paulista.
A pesquisa também incluiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Em um cenário de primeiro turno, ele atinge 36,2% contra 34,5% de Flávio e 36,4% contra 36% de Tarcísio. No segundo turno, Haddad apresenta 41,8% contra 40% do senador e 42% contra 39% de Ratinho Jr., mas perde para Tarcísio, que obtém 44,5% contra 40,5% de Haddad.
Quando questionados espontaneamente sobre suas intenções de voto, 33% dos entrevistados mencionam Lula, enquanto 16,3% citam Flávio Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está preso e inelegível, aparece com 8% das menções. Os demais candidatos não ultrapassam 5% nas respostas.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Lula é o mais citado entre aqueles que afirmam que não votariam nele de forma alguma, com 44%. Flávio Bolsonaro segue com 34%, enquanto Fernando Haddad e Michelle Bolsonaro têm 30% e 29,4%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados já decidiram seu voto para presidente, enquanto 38% ainda afirmam que podem mudar de posição. Quanto à avaliação da continuidade do atual governo, 51% opinam que Lula não merece permanecer no poder, enquanto 47% acreditam que ele deve continuar.
A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas entre sexta-feira (30) e segunda-feira (2), utilizando entrevistas telefônicas. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e o registro está disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08425/2026.

