Ireuda Silva começa 2026 com foco na luta contra a violência e racismo em Salvador

Por Redação
2 Min

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, Ireuda Silva (Republicanos), participou da abertura oficial dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Salvador, realizada na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis, de diversos parlamentares e de autoridades municipais. Ao comentar o início de mais um ciclo legislativo, a vereadora enfatizou que 2026 será um ano repleto de trabalho, com foco no combate à violência contra a mulher, ao feminicídio e ao racismo. Segundo Ireuda, esses temas requerem ações decisivas e contínuas por parte do poder público. “Iniciamos o ano com um panorama alarmante, tanto no que diz respeito à violência contra a mulher quanto às desigualdades raciais. Esses problemas precisam ocupar um lugar central na agenda política”, ressaltou.

A vereadora destacou a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes, diante dos alarmantes índices de feminicídio registrados no Brasil. Em 2025, o país ultrapassou a marca de 1.400 feminicídios, além de reportar milhares de casos de violência doméstica e sexual. “O feminicídio não é apenas um número frio nas estatísticas. Ele representa vidas interrompidas, famílias devastadas e uma sociedade que ainda não consegue proteger suas mulheres, especialmente as mulheres negras, que são as maiores vítimas desse tipo de violência”, enfatizou Ireuda Silva.

<pÀ frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ireuda comprometeu-se a continuar o trabalho de fortalecimento da rede de proteção, fiscalização das políticas públicas e elaboração de iniciativas legislativas voltadas à prevenção da violência. Como vice-presidente da Comissão de Reparação, ela também destacou que o combate ao racismo ocupará um lugar de destaque em seu mandato neste ano. “Não existe justiça social sem um enfrentamento eficaz do racismo. Vamos continuar a exigir políticas de reparação, igualdade de oportunidades e respeito, especialmente para a população negra, que historicamente enfrenta exclusão e violência”, afirmou.

A vereadora reiterou que a educação, a conscientização social e a cooperação entre o Legislativo, o Executivo e a sociedade civil são essenciais. “Combater a violência contra a mulher e o racismo demanda políticas permanentes, educação e um compromisso institucional sólido. É um trabalho diário que deve ser realizado com seriedade e sensibilidade social”, declarou.

Com o início do novo ano legislativo, Ireuda Silva reafirmou seu compromisso com a população de Salvador e com aqueles que mais necessitam. “Continuaremos firmes, trabalhando por uma cidade mais justa, mais humana e repleta de oportunidades, onde mulheres e a população negra tenham seus direitos assegurados”, concluiu.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso