O presidente estadual do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar, declarou neste domingo (1º) que o partido não pode adotar uma postura de neutralidade em relação ao impasse envolvendo o senador Angelo Coronel. Em suas palavras, Otto expressou respeito por seu colega, mas enfatizou que a decisão deve refletir a vontade da maioria da legenda.
A declaração de Otto surge após Coronel sugerir que o PSD permanecesse neutro na disputa estadual. O senador argumentou que foi excluído da chapa governista e buscava manter sua candidatura ao Senado sem se alinhar ao PT nem à oposição, capitaneada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Para Otto, essa alternativa representaria um caminho sem saída para o partido. “Neutralidade seria afundar o partido de uma vez só. Nenhum partido neutro vai para absolutamente lugar nenhum”, disse em uma entrevista à Rádio Boa FM 96,1.
O senador afirmou que só se manifestará oficialmente quando Coronel formalizar sua saída do partido, embora tenha negado qualquer iniciativa de expulsão. “Eu nunca tomei nenhuma iniciativa de tirá-lo do partido ou defenestrar ele, como ele falou”, afirmou Otto. Ele ressaltou que o PSD havia garantido a Coronel uma candidatura ao Senado, desde que fosse integrada à coligação com o governador Jerônimo Rodrigues (do PT).
O dirigente reafirmou que a decisão de apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (do PT) e de Jerônimo foi tomada pela maioria do partido. “Eu já tinha decidido apoiar a reeleição de Lula há muito tempo… E também neste ano, decidimos apoiar a reeleição do governador Jerônimo”, explicou, destacando o apoio de deputados federais, estaduais e de mais de 90% dos prefeitos consultados.
Otto reconheceu o desgaste pessoal causado pelo embate. “É talvez o momento mais difícil da minha vida, porque não estou decidindo o que eu vou fazer, mas sim o que a maioria quer que eu faça”, afirmou. Ele concluiu dizendo: “Respeito muito o senador Angelo Coronel… Mas, às vezes, é assim que acontece: a vida política junta e, eventualmente, por algum motivo, também separa”.

