A Assembleia Legislativa da Bahia anunciou para a próxima quinta-feira (22) a posse do deputado Luciano Ribeiro (União Brasil), que assumirá a vaga deixada pelo falecido Alan Sanches. O deputado Alan Sanches, que tinha 58 anos, faleceu no último sábado (17), após sofrer um infarto.
Como primeiro suplente do União Brasil, Luciano Ribeiro será empossado em uma solenidade que ocorrerá no gabinete da presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos (PSD). Durante a cerimônia, o parlamentar prestará o juramento de “cumprir fielmente a Constituição Estadual” e assinará o termo oficial de posse, dando início à sua nova etapa como legislador.
Esta será a segunda vez que Luciano Ribeiro ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele já havia sido deputado estadual de 2015 a 2019, após ser eleito no pleito de 2014. Nas eleições de 2022, o parlamentar obteve 63.423 votos, ficando a apenas 1.783 votos de garantir uma nova vaga pelo União Brasil, sendo superado por Júnior Nascimento, que foi o último candidato eleito pela legenda.
Trajetória política
Natural de Caculé, no sudoeste da Bahia, José Luciano Santos Ribeiro nasceu em 22 de dezembro de 1960. Ele completou o ensino fundamental em escolas da região e o ensino médio no Colégio Norberto, localizado em sua cidade natal. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni e atualmente exerce a advocacia.
Casado com Sônia Maria Pinheiro Novais Ribeiro, Luciano Ribeiro foi prefeito de Caculé por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Durante sua passagem anterior pela Assembleia Legislativa, ele integrou diversas comissões permanentes e especiais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do estado.
Dentre os cargos que ocupou, Luciano Ribeiro foi vice-presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (2015–2017) e participou dos colegiados de Constituição e Justiça, além da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. Ele também foi titular em comissões ligadas a áreas como infraestrutura, desenvolvimento econômico, turismo, promoção da igualdade e acompanhamento do projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol–Porto Sul).

