Rascunho automático

UPA de Candeias é fechada por falta de estrutura

Por Redação
3 Min
UPA Candeias
UPA Candeias | Foto: Candeias MIx

A Unidade de Pronto Atendimento de Candeias foi fechada na manhã desta sexta-feira (27) para reforma. O atendimento foi suspenso for falta de estrutura e surpreendeu pacientes que buscam atendimento na unidade. De acordo com o laudo da Defesa Civil constatou uma grande rachadura na sala de Raio-X.

“As rachaduras da UPA já vem se estendendo. Só que a cada dia que passa fica pior e está colocando em risco a vida de funcionários e pacientes. Ontem a gente recebeu a notícia de que a UPA fecharia para reforma onde serão reformadas todas as rachaduras. A rachadura maior é na sala do Raio-X onde essa radiação passa para os colegas que estão no posto de enfermagem que é uma rachadura grande. Ela começa na sala de Raio-X e termina na sala da pediatria, na ala de internação onde coloca em risco a vida de pacientes e funcionários também”, explicou a coordenadora da UPA, Rosilene Lima, em entrevista ao programa Fala Comigo.

A Secretaria de Saúde informou que serão feitas reformas na unidade e que os funcionários e ambulância foram deslocados para o Posto Luiz Viana Filho e Hospital Ouro Negro. “Nós tiramos todos os equipamentos e funcionários da UPA estamos realocando pra  Posto Luiz Viana Filho que foi reaberto no dia 2 de janeiro e realocando para o Hospital Ouro Negro que fica em frente a UPA. O paciente que tem dificuldade de ir para o centro da cidade e que vem direto para a UPA ele vai contar com o Hospital Ouro Negro para ser bem atendido”, disse a secretária de Saúde, Soraia Cabral.

Sobre o contrato com a empresa que gerencia a unidade, a secretária de Saúde, informou que não será renovado. “Temos um contrato com a UPA. Esse contrato foi feito na questão anterior. Esse contrato não nos deixa a vontade para renovação tanto que ele estava sendo auditado. A auditoria certificou e esclarecido de que a gente não poderia continuar com esse contrato”, reiterou a secretária.

A UPA foi inaugurada em 2007 na gestão da então prefeita Maria Maia e realizava mais de 1000 atendimentos por mês. “A priori, vamos reformar essa unidade de pronto atendimento que ela precisa logo ser reformada e depois ver o que será feito. A vontade do gestor é fazer desta UPA uma unidade uma multiclínica, um centro de imagem para realizar ultrassom, tomografia e todos os exames de imagem”, ressaltou Cabral.

Compartilhe Isso
- Advertisement -