Lula lidera pesquisa para 2026, empate técnico com Flávio Bolsonaro no segundo turno

Por Redação
3 Min

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se destaca em todos os cenários de primeiro e segundo turno analisados na recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última sexta-feira (26). No entanto, um dos cenários de segundo turno revela que Lula enfrenta um empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Flávio Bolsonaro é o candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a corrida presidencial de 2026. Esse apoio foi reforçado na quinta-feira (25) em uma carta assinada pelo ex-mandatário, indicando a intenção de fortalecer sua presença no cenário político.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 18 e 22 de dezembro, abrangendo 2.038 entrevistas em 163 municípios, espalhados por 26 estados e o Distrito Federal. O estudo apresenta um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos.

Primeiro turno

No primeiro turno, em um dos cenários estimulados que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro como possível candidato, Lula alcança 36,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 31,3%. É importante notar que o ex-presidente se encontra inelegível, cumprindo uma pena superior a 27 anos por tentativa de golpe de Estado.

Em outra simulação, Lula lidera com 37,6%, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 27,8%. Neste mesmo contexto, Ratinho Junior soma 9%, Ciro Gomes registra 7,9%, Romeu Zema obtém 3,1%, Tereza Cristina alcança 1,9% e Renan Santos fecha com 0,8%.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também foi avaliado como um candidato da direita. Neste cenário, Lula apresenta 37,8% das intenções de voto, enquanto Tarcísio contabiliza 26,2%.

Em uma simulação envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula se destaca com 37,2%, enquanto Michelle alcança 24,4% das intenções de voto.

Segundo turno

Quando analisado o segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente registra 44,1% das intenções de voto, frente aos 41% do senador. A diferença de 3,1 pontos percentuais se considera um empate técnico, uma vez que está dentro da margem de erro da pesquisa.

Adicionalmente, 5,7% dos eleitores afirmaram não saber ou preferiram não responder, enquanto os votos brancos, nulos ou em nenhum dos dois candidatos totalizam 9,2%. Esses números indicam um cenário eleitoral que ainda pode evoluir até as eleições de 2026, refletindo as nuances e incertezas do atual panorama político brasileiro.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso